Variedades

Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta (23) com 137 filmes e homenagem

Programação totalmente gratuita conta com 43 longas-metragens e 93 curtas-metragens
Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta (23) com 137 filmes e homenagem
Largo das Fôrras vira cinema a céu aberto nos nove dias da Mostra de Tiradentes Foto: Divulgação Leo Lara

A histórica cidade de Tiradentes se rende, mais uma vez, à sétima arte. Começa nesta sexta-feira (23)e vai até o dia 31 de janeiro a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que abre o calendário audiovisual brasileiro. A programação é totalmente gratuita com 137 filmes, sendo 43 longas-metragens e 93 curtas-metragens, todos em pré-estreia, espalhados em 21 mostras ou sessões especiais, além de debates, rodas de conversa, lançamentos, shows musicais e discussões de políticas públicas.

Ao longo de nove dias, a programação da mostra vai reunir realizadores, críticos, estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral em uma agenda intensa que articula exibições, encontros formativos e atividades de mercado.

Em 2026, a mostra traz a temática “Soberania Imaginativa”, eixo curatorial que já se apresenta na noite de abertura, que será nesta sexta. A cerimônia, a ser realizada no Cine-Tenda, no Largo das Fôrras, terá uma das manifestações mais emblemáticas da cultura popular brasileira: a Folia de Reis. “Inspirada na celebração que tradicionalmente abre o ano, anuncia a boa-nova e reúne símbolos como a estrela, os presentes, os estandartes e os foliões, a performance recria o ritual da folia como metáfora da criação artística e da imaginação como forças de pertencimento, invenção e identidade”, aponta o diretor do espetáculo, Chico de Paula.

Karine Teles
Atriz, roteirista e diretora fluminense, Karine Teles é a homenageada em 2026 | Foto: Divulgação Dudu Mafra

A homenageada da Mostra de Cinema de Tiradentes este ano é a atriz, roteirista e diretora fluminense Karine Teles, uma das figuras centrais do cinema brasileiro contemporâneo. Com trajetória marcada pelo trânsito entre o cinema independente e o audiovisual de grande alcance, ela construiu uma carreira que articula o autoral e inventivo com produções de ampla circulação, sem se afastar do núcleo mais experimental e criativo do cinema nacional. Karine Teles é uma das presenças na abertura da mostra. No sábado (24), a atriz homenageada participa de uma roda de conversa, às 17h, para falar de sua trajetória, sob mediação do pesquisador Pedro Maciel Guimarães.

Pré-estreia

Ainda na noite de abertura, será exibido em pré-estreia mundial o novo filme de Julio Bressane, codirigido por Rodrigo Lima. “O Fantasma da Ópera”, com 25 minutos de duração, foi construído a partir de imagens captadas durante os intervalos de filmagem do longa-metragem inédito “Pitico”, estrelado por Paulo Betti. Embora dialogue com a tradição do making off, o curta se desloca para uma reflexão especulativa sobre a própria construção da imagem cinematográfica, traço central da estética de Bressane e de seu fascínio pela metalinguagem do processo de criação. A escolha do filme para a abertura ganha significado adicional por coincidir com a celebração dos 80 anos do cineasta, a serem completados em fevereiro.

A primeira noite da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes se encerra com as performances musicais dos artistas mineiros Nath Rodrigues e DJ Davi Maurity, no Cine-Lounge, a partir das 23h. (Com informações da Luz Comunicação)

Largo das Fôrras: exibições a céu aberto

Um dos principais destaques da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes – e “queridinho” do público, que lota Tiradentes durante nove dias – é o Cine Petrobras na Praça. Assinado pela Petrobras, patrocinadora master do evento e do programa Cinema sem Fronteiras 2026, o espaço vai exibir 29 filmes, entre longas e curtas-metragens.

O Largo das Fôrras, a principal praça da cidade, se transforma em uma grande sala de cinema a céu aberto, reunindo produções recentes do audiovisual brasileiro estreladas por nomes como Malu Galli, Eduardo Moscovis, Carolina Dieckmann, Paolla Oliveira, Zezé Motta, Letícia Sabatella e Caco Ciocler, entre outros. Todas as sessões são seguidas de conversas com realizadores e convidados.

Para a coordenadora-geral da Mostra de Tiradentes, Raquel Hallak, a iniciativa amplia a experiência do festival ao ocupar um espaço histórico com uma programação acessível, capaz de reunir pessoas de diferentes idades e trajetórias em torno do cinema brasileiro. “Levar o cinema para a praça é ampliar o encontro entre público, filmes e realizadores, reforçando o papel do cinema como linguagem de expressão, escuta e diálogo em pleno espaço público”, comemora.

A abertura do Cine Petrobras na Praça é no sábado (24) com “Querido Mundo”, de Miguel Falabella, drama protagonizado por Malu Galli e Eduardo Moscovis sobre dois personagens atravessados por frustrações pessoais que se encontram presos nos escombros de um prédio abandonado na virada do ano, abordando temas como dependência emocional, violência doméstica e recomeço.

O Cine Petrobras na Praça traz também programação segunda a quarta-feira com sessões diárias de curtas-metragens de diferentes estados do País, compondo um amplo panorama do cinema brasileiro contemporâneo.

Além das sessões de cinema, o Cine Petrobras na Praça também é palco do Cortejo da Arte, que reúne artistas e bandas locais e convidados em uma celebração coletiva do aniversário de Tiradentes, que completa 308 anos em 2026.

O espaço abriga ainda a exposição da Mostra Valores, que apresenta, por meio de painéis, a cidade de Tiradentes como cenário cinematográfico, reafirmando sua vocação cultural e sua relação histórica com o audiovisual brasileiro.

A programação completa da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes pode ser acessada no site e no Instagram (@universoproducao).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas