Comércio de Belo Horizonte não registra grandes prejuízos com apagão

Alguns bairros de Belo Horizonte sofreram com a interrupção da energia na noite dessa segunda-feira (12). Apesar do susto, o apagão não causou grandes prejuízos para o comércio local. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) ainda está apurando as causas da ocorrência que motivaram a queda de energia.
Procurada pela reportagem, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) esclarece que não recebeu relatos de comerciantes a respeito de possíveis danos causados pelo apagão. A entidade aponta que alguns empresários do setor podem ter sofrido alguma perda, mas, até o momento, nada foi relatado.
A CDL/BH acrescenta que a interrupção da energia não atingiu muitos centros comerciais da capital mineira, além de ter ocorrido mais para o final do dia. O que pode ter contribuído para a baixa ocorrência de lojistas impactados.
De acordo com a Cemig, às 19h55 houve uma ocorrência na subestação Adelaide, localizada na região Noroeste da Capital, que causou a interrupção da energia em algumas regiões de Belo Horizonte. “Dois minutos após o início da ocorrência, 84% dos clientes afetados já se encontravam religados”, relata.
- Leia também: Consumo nacional de eletricidade bate recorde em março e sobe 2,6% ante mesmo mês de 2024
Alguns bairros das regiões Noroeste e Pampulha tiveram o fornecimento restabelecido de maneira gradual. A companhia pontua que a ocorrência foi encerrada às 21h02, com o restabelecimento da totalidade dos clientes afetados.
Investimentos em manutenção preventiva

A Cemig planeja investir cerca de R$ 360 milhões em ações de manutenção preventiva no Estado, ao longo deste ano. Esse valor é 15% acima do montante investido no ano passado. O objetivo é aumentar a resiliência da rede de distribuição no período chuvoso.
Entre os meses de maio e outubro deste ano, a Cemig vai intensificar as ações de manutenção preventiva em todos os 774 municípios da sua área de concessão. Até o final deste ano, a companhia vai realizar mais de 835 mil podas de árvores e providenciar a limpeza de mais de 50 mil quilômetros (km) de linhas.
A companhia ainda planeja realizar vistorias, por meio de drones e equipamentos de televisão, além da instalação de centenas de km da rede de média tensão. A Cemig ainda irá substituir milhares de equipamentos, como cruzetas, postes, isoladores e para-raios.
Ouça a rádio de Minas