Comida di Buteco entra para o calendário oficial de BH e reforça potencial turístico e econômico da cidade

Belo Horizonte acaba de dar mais um passo para consolidar a fama de “capital nacional dos bares e botecos”. Quatro novas leis de iniciativa parlamentar foram publicadas nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Município (DOM-BH), e alteram o calendário oficial da Capital, incluindo o concurso Comida di Buteco como evento permanente.
Criado na capital mineira em 2000, o festival nasceu para valorizar botecos autênticos e a chamada “cozinha raiz”, baseada na gastronomia mineira. O que começou de forma regional tornou-se um fenômeno nacional presente hoje em todas as regiões do País e atraindo turistas de diferentes estados.
Autor do projeto que deu origem à Lei 11.884/2025, o vereador Sargento Jalyson (PL) destaca que a inclusão oficial fortalece a economia local, movimentando toda a cadeia produtiva ligada ao setor de bares e restaurantes, além de gerar empregos e renda.
Além do turismo, o concurso fomenta o empreendedorismo nos bairros, preserva espaços de convivência tradicionais e contribui para a valorização da culinária popular e regional. Pequenos empreendedores, fornecedores e profissionais de diferentes áreas se beneficiam diretamente da visibilidade e do aumento de público durante o evento.
Outro projeto em tramitação, de autoria da vereadora Marcela Trópia (Novo), pretende reconhecer o Comida di Buteco como manifestação cultural de Belo Horizonte – medida que, segundo a parlamentar, é fundamental para garantir a continuidade e o fortalecimento dessa expressão da cultura mineira.
Além do Comida di Buteco, as novas leis criam datas comemorativas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para o Atirador Desportivo, bem como instituem o Maio Verde, campanha de conscientização sobre a doença celíaca para a inclusão dos afetados.
Ouça a rádio de Minas