Confira o que funciona no feriado desta quinta-feira, 8, em Belo Horizonte

Nesta quinta é comemorada a consagração de Nossa Senhora da Conceição em Belo Horizonte e algumas cidades do interior do Estado
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Confira o que funciona no feriado desta quinta-feira, 8, em Belo Horizonte
Crédito: Filó Alves

Nesta quinta-feira, 8 de dezembro, é comemorado em Belo Horizonte e algumas cidades do Estado a consagração de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição – padroeira da igreja católica.

Assim, é decretado feriado, inclusive na Capital.

Confira a lista que o DIÁRIO DO COMÉRCIO fez sobre o que vai abrir e fechar na data em Belo Horizonte e programe-se!

Comércio

O funcionamento do comércio de Belo Horizonte é facultativo, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). A entidade informou que caso o comerciante deseje utilizar da mão de obra dos funcionários, será necessário cumprir alguns requisitos.

São eles: jornada de 8h com mínimo de 1h de intervalo, jornada extra com adicional de 70%, conceder uma folga compensatória em até 60 dias e fornecer vale-transporte.

Já os shoppings deverão abrir das 14h às 20h, com exceção dos shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden que irão das 10h às 16h.

Transporte público e limpeza urbana

O transporte público funcionará com quadro de feriado no dia 8, voltando ao normal na sexta-feira. O DIÁRIO DO COMÉRCIO recomenda, no caso de dúvidas, que você cheque as informações da sua linha no Google Maps, no app Moovit ou no site da BHTrans.

Quanto à limpeza urbana, somente a coleta seletiva será suspensa no feriado. A coleta de resíduos domiciliares será realizada normalmente e as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) estarão abertas.

Saúde

Os centros de saúde não funcionam no dia 8 de dezembro, mas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, a Central de Internação, o Samu, o Serviço de urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs abrirão normalmente 24h por dia. E no dia 9 o funcionamento dos centros de saúde voltam ao normal.

Supermercados

Já os supermercados da Capital podem funcionar normalmente, conforme a Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A abertura das lojas está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor. Os horários de funcionamento e possível fechamento de unidades onde haja significativa redução da demanda no feriado são definidos pelas empresas de forma autônoma.

*Estagiária sob supervisão da edição

(Atualizado às 17:38h)

Sobre o autor

Giulia Simmons

Produtora multimídia do Diário do Comércio desde 2024. Graduada em jornalismo pelo Centro Universitário UNA.


Publicidade Legal

Impresso

Ver outras datas

Digital

Ver outras datas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas

Acessos importantes

Especial
Aos 94 anos, Diário do Comércio revisita as campanhas que ajudaram a moldar Minas