Variedades

Ritmo de mudanças traz exaustão e urgências para a sociedade atual, diz Beia Carvalho

Confira como foi o primeiro dia do Congresso Eduko e qual é a programação para o sábado
Ritmo de mudanças traz exaustão e urgências para a sociedade atual, diz Beia Carvalho
Foto: Rodrigo Moinhos Diário do Comércio

Começou nesta sexta-feira (27) o Congresso Eduko, com o objetivo de gerar oportunidades para compartilhar ideias inovadoras e contribuir para transformar a educação.

O evento acontece no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, e contará com uma extensa programação que vai até o sábado (28). O congresso é promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), por meio do Sesc e Senac.

Uma das metas do congresso é promover um ambiente em que profissionais da área possam estabelecer conexões duradouras, explorar questões contemporâneas e potencializar a transformação na educação.

Em sua segunda edição, o evento traz como tema neste ano as ´Urgências do Agora’, para capturar a essência das questões urgentes e contemporâneas enfrentadas por profissionais da Educação.

O tema reflete também a determinação em descortinar alguns desafios apontados pelo setor de educação, tais como:

  • saúde mental,
  • cultura de paz na educação,
  • o uso ético das tecnologias,
  • promoção da diversidade,
  • e a educação climática, incorporando saberes ancestrais para inovações sustentáveis.

Durante o Talk Beia Carvalho, a futurista e publicitária abordou as urgências e os mindsets do agora que, para ela, trazem um contexto de mudanças muitas vezes vistas como ameaças, devido ao desconhecimento do futuro.

E por que ficou tão urgente a gente falar de urgência? Porque a humanidade mudou mais nos últimos quatro anos do que ela mudou nos últimos 200 anos. E isso nos causa um turbilhão de emoções que vão desde a excitação até a profunda exaustão. Acho que tá todo mundo exausto, né? E aí não dá pra gente ficar paralisado, a gente tem que ligar no nosso senso de urgência”, avaliou.

“As mudanças, ameaças e desconhecidos sempre existiram desde que o mundo é mundo. Então, por que que agora é diferente? Porque, quando você olha detalhadamente para cada uma dessas coisas, você começa a ver coisas diferentes, você começa a ver que brotam as urgências do agora”, completou Beia Carvalho.

Presidente da Fecomercio MG, Nadim Donato | Foto: Rodrigo Moinhos Diário do Comércio

O Congresso Eduko busca o reconhecimento da educação como agente de mudança e, também, participar da elaboração, em comunidade, de um presente e um futuro com aprendizagens mais significativas, transformadoras, conscientes e equitativas.

Durante a abertura do Eduko, o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, falou sobre as transformações que a sociedade vive. “Nós entendemos que o Brasil possui uma deficiência muito grande nas escolas de ensino básico. E nós temos um projeto de chegar a vinte mil alunos, até o final do meu mandato, com gratuidade para os filhos dos comerciantes de bens, serviços e turismo, para que eles possam trabalhar com mais tranquilidade e que essa nova geração tenha uma cultura de primeiro mundo”, projetou.

Em um congresso voltado para educação, ele também reforçou a importância dos professores. “Para isso, nós precisamos valorizar os nossos professores. Hoje, eu tive um debate com um amigo que entende de educação e ele falou pra mim uma coisa que me preocupou, que as pessoas não querem mais ser professores”, disse. Segundo ele, “é necessário valorizar essa categoria”, destacou Donato.

Foto: Rodrigo Moinhos Diário do Comércio

Estão previstas mais de 15 horas de atrações, incluindo palestras com personalidades de notável atuação nacional e internacional na educação, painéis expositivos, conversas, apresentações culturais e ativações interativas.

Para encerrar o primeiro dia, Mario Sergio Cortella subiu ao palco para falar sobre “Cenários turbulentos, mudanças velozes” no Congresso Eduko.

Ele é filósofo e escritor, com mestrado e doutorado em Educação, é natural de Londrina/PR e mora na capital paulista desde 1967. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo na década de 1990 e professor na PUC-SP por 35 anos, da qual é titular aposentado. Cortella possui 51 livros publicados no Brasil e no exterior. Ele também é comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ser presença constante nas redes sociais, com mais de 22 milhões de seguidores.

Veja a programação do Congresso Eduko no sábado 28/09

8h30 – Abertura

Espaço Eduko

Espaço Descompressão

Espaço Cuidado (Spa das Mãos, Aromaterapia, Quick Massage e Bambuterapia)

Comunidade Eduko e retirada do brinde exclusivo Pesquisa Eduko

9h – Boas-vindas

9h10 – Palestra Daniel Munduruku “Construindo um futuro sustentável: educação climática e a sabedoria ancestral”

10h15 – Talk Débora Garofalo “Educação digital: Uma revolução de novas oportunidades”

10h35 – Felipe Michel Braga, Flávia Xavier e Luiz Fernando (DN/Sesc) “Painel avaliação educacional e avaliação da Educação: intersecções no caminho para a equidade”

11h40 – Palestra Martha Gabriel “A (r)evolução digital na Educação”

14h05 – Stand-up Comedy Profº Matheus Buente “Ensinar e aprender também pode ser divertido”

14h30 – Conceição Evaristo e Yone Gonzaga “Escrevivências para uma educação plural”

15h35 – Talk Sara Wagner York “Equidade e as Diferenças: uma escola democrática”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas