Ritmo de mudanças traz exaustão e urgências para a sociedade atual, diz Beia Carvalho

Começou nesta sexta-feira (27) o Congresso Eduko, com o objetivo de gerar oportunidades para compartilhar ideias inovadoras e contribuir para transformar a educação.
O evento acontece no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, e contará com uma extensa programação que vai até o sábado (28). O congresso é promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), por meio do Sesc e Senac.
Uma das metas do congresso é promover um ambiente em que profissionais da área possam estabelecer conexões duradouras, explorar questões contemporâneas e potencializar a transformação na educação.
Em sua segunda edição, o evento traz como tema neste ano as ´Urgências do Agora’, para capturar a essência das questões urgentes e contemporâneas enfrentadas por profissionais da Educação.
O tema reflete também a determinação em descortinar alguns desafios apontados pelo setor de educação, tais como:
- saúde mental,
- cultura de paz na educação,
- o uso ético das tecnologias,
- promoção da diversidade,
- e a educação climática, incorporando saberes ancestrais para inovações sustentáveis.
Durante o Talk Beia Carvalho, a futurista e publicitária abordou as urgências e os mindsets do agora que, para ela, trazem um contexto de mudanças muitas vezes vistas como ameaças, devido ao desconhecimento do futuro.
“E por que ficou tão urgente a gente falar de urgência? Porque a humanidade mudou mais nos últimos quatro anos do que ela mudou nos últimos 200 anos. E isso nos causa um turbilhão de emoções que vão desde a excitação até a profunda exaustão. Acho que tá todo mundo exausto, né? E aí não dá pra gente ficar paralisado, a gente tem que ligar no nosso senso de urgência”, avaliou.
“As mudanças, ameaças e desconhecidos sempre existiram desde que o mundo é mundo. Então, por que que agora é diferente? Porque, quando você olha detalhadamente para cada uma dessas coisas, você começa a ver coisas diferentes, você começa a ver que brotam as urgências do agora”, completou Beia Carvalho.

O Congresso Eduko busca o reconhecimento da educação como agente de mudança e, também, participar da elaboração, em comunidade, de um presente e um futuro com aprendizagens mais significativas, transformadoras, conscientes e equitativas.
Durante a abertura do Eduko, o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, falou sobre as transformações que a sociedade vive. “Nós entendemos que o Brasil possui uma deficiência muito grande nas escolas de ensino básico. E nós temos um projeto de chegar a vinte mil alunos, até o final do meu mandato, com gratuidade para os filhos dos comerciantes de bens, serviços e turismo, para que eles possam trabalhar com mais tranquilidade e que essa nova geração tenha uma cultura de primeiro mundo”, projetou.
Em um congresso voltado para educação, ele também reforçou a importância dos professores. “Para isso, nós precisamos valorizar os nossos professores. Hoje, eu tive um debate com um amigo que entende de educação e ele falou pra mim uma coisa que me preocupou, que as pessoas não querem mais ser professores”, disse. Segundo ele, “é necessário valorizar essa categoria”, destacou Donato.

Estão previstas mais de 15 horas de atrações, incluindo palestras com personalidades de notável atuação nacional e internacional na educação, painéis expositivos, conversas, apresentações culturais e ativações interativas.
Para encerrar o primeiro dia, Mario Sergio Cortella subiu ao palco para falar sobre “Cenários turbulentos, mudanças velozes” no Congresso Eduko.
Ele é filósofo e escritor, com mestrado e doutorado em Educação, é natural de Londrina/PR e mora na capital paulista desde 1967. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo na década de 1990 e professor na PUC-SP por 35 anos, da qual é titular aposentado. Cortella possui 51 livros publicados no Brasil e no exterior. Ele também é comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ser presença constante nas redes sociais, com mais de 22 milhões de seguidores.
Veja a programação do Congresso Eduko no sábado 28/09
8h30 – Abertura
Espaço Eduko
Espaço Descompressão
Espaço Cuidado (Spa das Mãos, Aromaterapia, Quick Massage e Bambuterapia)
Comunidade Eduko e retirada do brinde exclusivo Pesquisa Eduko
9h – Boas-vindas
9h10 – Palestra Daniel Munduruku “Construindo um futuro sustentável: educação climática e a sabedoria ancestral”
10h15 – Talk Débora Garofalo “Educação digital: Uma revolução de novas oportunidades”
10h35 – Felipe Michel Braga, Flávia Xavier e Luiz Fernando (DN/Sesc) “Painel avaliação educacional e avaliação da Educação: intersecções no caminho para a equidade”
11h40 – Palestra Martha Gabriel “A (r)evolução digital na Educação”
14h05 – Stand-up Comedy Profº Matheus Buente “Ensinar e aprender também pode ser divertido”
14h30 – Conceição Evaristo e Yone Gonzaga “Escrevivências para uma educação plural”
15h35 – Talk Sara Wagner York “Equidade e as Diferenças: uma escola democrática”
Ouça a rádio de Minas