Cultura Geek e Nerd no MM Gerdau

A sexta edição do Museu é Nerd, um dos principais eventos que celebra a cultura Geek e Nerd de Belo Horizonte, está chegando! O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza neste domingo (21), na próxima quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), a nova edição do evento. Neste ano, ele será marcado pela realização do inédito Baile da Toalha, uma festa à fantasia com várias atrações especiais.
Também, de forma inédita, o evento contará com a parceria da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, que integra a programação com ações da “Biblioteca é Nerd”. O ano de 2023 é especial para o MM Gerdau e a nova edição do Museu é Nerd dá continuidade às comemorações pelos 10 anos de parceria entre a Gerdau e o Governo de Minas, com o museu sendo o principal fruto dessa colaboração em prol da cultura mineira.
O Museu é Nerd acontece sempre no mês de maio, quando se comemora o “Mês do Orgulho Nerd”, devido aos dias 4 e 25 do mês. O dia 4 de maio é uma alusão à saga “Star Wars”, e ao jargão presente na franquia de filmes, “que a Força esteja com você”. No inglês, o termo é escrito “may be Force be with you” e, por uma adaptação e brincadeira fonética com esse dia, ele é usado como “may be 4th be with you”.
Já o dia 25 de maio, é o Dia da Toalha, uma referência ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e o que a obra de Douglas Adams representa para a cultura nerd, principalmente pelo uso da toalha: item indispensável na mochila de um viajante interestelar.
Para Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau, este evento é único para o Museu. “Poder oferecer o espaço do MM Gerdau e realizar o ‘Museu é Nerd’ é mais do que gratificante para nós. Trabalhamos no dia a dia envolvidos em temáticas das ciências e da tecnologia, temas que estão no DNA do Museu, sempre tentando levar ao público assuntos técnicos, mas de uma forma lúdica e acessível. Um evento voltado para o público nerd é uma forma de convidar e trazer as pessoas que compartilham desses mesmos interesses, mas em um momento de descontração e celebração às referências e símbolos dessa cultura. É fazer o Museu pulsar e tornar-se vivo, com ações que fogem do nosso cotidiano e que, ao mesmo tempo, estão em diálogo com o que guardamos em nosso acervo. Por isso, o Museu também é nerd!”, comenta.
A programação extensa, com atividades gratuitas, pode ser conferida no mmgerdau.org.br.
Ouça a rádio de Minas