CURTAS DC MAIS | 01/10
Filarmônica no Grammy
O CD da Filarmônica de Minas Gerais com obra do compositor brasileiro Almeida Prado (1943-2010) é indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria melhor álbum clássico do ano. Lançado em maio deste ano, o CD Almeida Prado – Obras para piano e orquestra, com regência do maestro Fabio Mechetti e participação da pianista brasileira Sonia Rubinsky, apresenta três obras do compositor brasileiro: Aurora, Concerto nº 1 para piano e Concerto Fribourgeois. O álbum integra o projeto Brasil em concerto, produzido em parceria com o Itamaraty e o selo internacional Naxos, que visa a divulgação da música brasileira no exterior. O disco foi gravado em maio de 2019, na Sala Minas Gerais, e é o segundo álbum da Filarmônica de Minas Gerais para o projeto “Brasil em concerto”.
Cia Negra e Julia Ribas
Depois das primeiras edições, em agosto e setembro, o “Viva! Festival Sesc de Cultura Virtual” chega a outubro com uma programação que mistura música e artes cênicas, confirmando a vocação do projeto de ser um espaço de encontro para a diversidade artística. Hoje, as atrações serão a Cia Negra de Teatro com o espetáculo “A partir daqui” e a cantora Julia Ribas, filha de Marku Ribas. As apresentações serão transmitidas no Youtube do Sesc em Minas e nas redes sociais dos artistas, a partir das 20 horas. “A partir daqui” é uma apologia ao afrocentrismo, um chamado para o “aquilombamento”. Julia Ribas em “Ela Marku” faz um tributo a Marku Ribas (1947-2013), baseado numa compilação e pesquisa musical pessoal da cantora, compositora e educadora, que traz uma das melhores traduções das músicas e poesias do seu pai, um multiartista.
“Sempre Um Papo”
Os cantores, compositores e multiartistas Tino Gomes e Saldanha Rolim são os convidados do “Sempre Um Papo” para falar sobre suas trajetórias e suas andanças pelas cidades do interior de Minas, especialmente, Montes Claros. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre Um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado pela jornalista Jozane Faleiro e vai acontecer hoje, às 18 horas. Tino Gomes nasceu em Montes Claros, é multiartista, com 43 anos de profissão, atuando na música, teatro, televisão e literatura. Saldanha Rolim é cantor e compositor, cearense de Parambu, criado em São Luís do Maranhão, mas nos anos 80, se encantou pela terra e pelo povo mineiro quando conheceu Minas Gerais. Nos anos 90 foi morar em Diamantina, no portal de entrada do Vale do Jequitinhonha.
“A casa comum”
Já na primeira página do livro, para além das belezas e imperfeições da caligrafia, a imagem (real) da carta revela, tanto ao destinatário quanto aos leitores, os inevitáveis contornos do fim. Tal imagem serve de signo e mote à história da separação de um casal, contada em “A casa comum”, novela de autoria do escritor e professor mineiro Kaio Carmona, a ser lançada hoje a partir das 20 horas, em live transmitida pelo canal do Youtube QuixoteDo Editoras Associadas, com a presença de convidados. Publicado junto à coleção Desassossego, da Quixote+Do Editora, o livro se atém aos modos como o casal, após o desenlace – fruto de decisão da mulher –, lida com a situação.
Vídeos de dança
Segue até o próximo domingo a mostra “Move Concreto! Vídeo dança pela cidade”, realizado Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Adequados para a versão on-line, estão em exibição no site www.moveconcreto.com os vídeos de dança selecionados por convocatória. Hoje e no próximo sábado, às 18h, serão realizados bate-papos com os artistas dos trabalhos selecionados. Os últimos encontros virtuais acontecerão hoje sobre os vídeos de danças “Experimento cidades II – Croma em Roma”, com Cib Maia e “Ópio”, com Léo Garcia. E no sábado, “Primavera en Belo”, com Cris Diniz e “Ventana”, com Luísa Machala. Os bate-papos são exibidos ao vivo pelo canal do youtube do Grupo (https://bit.ly/3m0YooO), com acesso em libras. Toda a programação é gratuita.
Ouça a rádio de Minas