CURTAS DC MAIS | 02/09

Residência artística
Em janeiro de 2021, o ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto deu início ao Programa Emergencial de Residência Artística – iai, com seis artistas selecionados, de diferentes localidades de Minas Gerais, para conviver virtualmente durante seis semanas investindo em suas práticas artísticas e formação complementar. Diante de um cenário de restrições, Bárbara Mol, Belize de Melo Neves, Douglas Aparecido, Efe Godoy, Lucas Soares e Massuelen Cristina conversaram, fizeram arte, criaram uma mostra digital e elaboraram as propostas que integram, agora, o programa educativo Matéria – vivências artísticas e pedagógicas, lançado pelo Instituto e já disponível ao público em seus canais digitais.
“Insonhos”
O jornalista Laudeir Borges lança no sábado (4) o seu livro de estreia “Insonhos”. Com produção independente, o livro de poemas traz 50 textos. O lançamento será realizado de 14h às 20h no mais novo espaço cultural da capital mineira, a Casa da Floresta – rua Silva Ortiz, 78 – Bairro Floresta. O evento será ao ar livre.
Filarmônica de Minas Gerais
A soprano Marly Montoni e o barítono Leonardo Neiva interpretam Mozart nos concertos dos dias 2 e 3 de setembro, às 20h30, na Sala Minas Gerais. Com regência do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais, o programa apresenta as Aberturas de As bodas de Fígaro e Don Giovanni e as árias e recitativos Porgi amor, Hai già vinta la causa, Crudel, perchè finora, Crudele? Non mi dir, Deh vieni alla finestra e Là ci darem la mano, além da Sinfonia nº 40 em sol menor do compositor. As apresentações terão presença de público, sendo que a venda de ingressos estará disponível no site www.filarmonica.art.br ou na bilheteria da Sala Minas Gerais a partir de quarta-feira, dia 1º de setembro. O concerto de quinta-feira (2) terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube.
“Coração Ligeiro”
“Coração Ligeiro” é o segundo single da cantora, compositora e poeta Artane Inarde, revelação da nova música brasileira e uma das raras vozes femininas da MPB que interpreta repertório de própria autoria. Escrita em parceria com o compositor e violonista Anderson Lobo, “Coração Ligeiro” combina a cadência e o feitio sensual do xote nordestino com a graciosidade poética e melódica da Música Popular Brasileira. O amor é a temática central da obra poético-musical de Artane Inarde. Produzida por Ricardo Ulpiano e Thiago Peixoto, a faixa é um lançamento da Naza Music e estará disponível nas plataformas digitais a partir de 3 de setembro.
Tutu com Tacacá
Um som inspirado no carimbó paraense, com jeitinho mineiro; um passeio por referências estéticas de Minas ao Pará; uma fusão de ritmos e cantos de Belém a Beagá. Essas são algumas das definições possíveis para o Tutu com Tacacá, cujo nome traz uma mistura de pratos típicos dos dois estados, transposta de forma saborosa e contemporânea para a música. Formada em Belo Horizonte, em 2016, a banda lança nas plataformas digitais, no dia 10 de setembro seu primeiro I, “Canto de Moçambique/Tutu com Tacacá”. A faixa traz referências sonoras do congado e do carimbó, evidenciando a proposta artística do Tutu com Tacacá, que se prepara para o lançamento seu primeiro disco, homônimo, em novembro deste ano.
Ouça a rádio de Minas