CURTAS DC MAIS 03/10 a 05/10
Ibef-MG comemora 35 anos de atuação
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-MG) comemora neste sábado (3) 35 anos de atuação em Minas Gerais. Entidade sem fins lucrativos e apartidária, foi fundada em 1985 com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de executivos e empresários em Minas, cultivando os princípios da ética profissional, social e empresarial. São objetivos do Ibef-MG: difusão de conhecimento, conceitos, técnicas e experiências de administração de finanças nas empresas, instituições e público em geral. Além disso, a entidade promove intenso intercâmbio / networking entre seus associados. A exemplo dos Ibef do Rio de Janeiro e o de São Paulo, a seccional mineira, criou em 2011, o Conselhos Mulher e o Conselho Jovens, buscando ampliar seu quadro de associados.
Profissionais de eventos
Obrigados a suspender as suas atividades desde março devido à pandemia da Covid-19, os profissionais de eventos se mobilizam uma manifestação nesta segunda-feira (5), a partir das 15 horas, para chamar a atenção da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para liberar a realização de eventos, tomando todos os cuidados necessários. A passeata reunirá técnicos, produtores, artistas e outros agentes da indústria do entretenimento, que sairão da Praça da Liberdade e seguirão até a porta da Prefeitura Municipal, vestidos de preto e clamando por socorro. Em algumas cidades brasileiras, o segmento começa a retomar as atividades de forma gradual, mas em Belo Horizonte ainda não existe uma previsão para o retorno.
Exposição de Desali
A partir deste sábado (3), a AM Galeria de Arte (rua do Ouro, 136, Serra) receberá a exposição individual do artista mineiro Desali, juntamente com a retrospectiva de 14 anos do Grupo Entre Aspas, coletivo de intervenção urbana do qual Desali faz parte. Com o título “Rua Mútua – Retrospectiva Grupo Entre Aspas + Desali”, a exposição com curadoria de Manu Grossi, estará aberta para o público até 31 de outubro, seguindo os protocolos de segurança através da visitação por agendamento. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h30. A entrada é gratuita. Para sua primeira exposição individual na AM Galeria, Desali preparou cerca de 30 pinturas em técnicas variadas, além de uma grande instalação de desenhos feitos sobre jornal
Pedro Aleixo
A trajetória pessoal e profissional de um dos presidentes brasileiros será tema de palestra na Academia Mineira de Letras. O acadêmico e padre José Carlos Brandi Aleixo apresenta “Presidente Pedro Aleixo: vida e obra”, a partir de fatos sobre o 16º governante da república do Brasil. O conteúdo pode ser assistido no canal de Youtube da AML a partir da próxima terça-feira, às 11 horas. Brandi Aleixo apresenta detalhes da vida de Pedro Aleixo, mineiro nascido em Mariana e que exerceu a Vice-Presidência e a Presidência do Brasil, além de outros cargos públicos. O palestrante destaca que um traço marcante da vida pública de Pedro Aleixo foi a integridade profissional.
Experiência tradutória
A Academia Mineira de Letras apresenta uma palestra que traz a literatura como experiência tradutória. A professora Maria Inês de Almeida conduz “Índios: Cantores de Leitura” em um vídeo que estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir da próxima quinta-feira, às 11 horas. A palestrante se aproximou da escola indígena por meio da experiência literária em diversos ensaios e estudos. Sua bagagem agora é compartilhada nesse encontro virtual onde o eixo da palestra é a literatura como experiência tradutória. Maria Inês Almeida é professora e editora, autora de “Desocidentada: experiência literária em terra indígena” (2009). Ela coordena o Laboratório de Interculturalidade da Ufac (www.labintercult.com.br).
Ouça a rádio de Minas