CURTAS DC MAIS | 04/12
Universidade e cultura
O diretor de Ação Cultural da UFMG, professor Fernando Mencarelli, participará hoje do Encontro Nacional Universidade e Cultura, em que será discutida a inclusão das instituições de ensino superior portuguesas no Plano Nacional das Artes. A iniciativa – que alia os ministérios da Cultura, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal – vem sendo implementada desde 2019 e visa fomentar a presença efetiva das artes em todos os segmentos da educação no País. Mencarelli vai apresentar a política da UFMG para a cultura e seus diversos espaços, o papel das universidades no plano desenvolvido para o setor na primeira metade dos anos 2010 e a rede nacional consolidada pelo Fórum de Gestão Cultural das Instituições Federais de Ensino Superior (Forcult). Os interessados em participar d webinário podem acessar up.porto/casacomum.
Feira Preta no Boulevard
Até o próximo domingo, o Boulevard Shopping promove uma exposição do maior festival de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Parceira do mall há alguns anos, em 2020 não foi possível realizar a feira presencialmente, devido aos protocolos sanitários. Porém, haverá uma exposição fotográfica para valorizar os empreendedores negros e dar visibilidade aos seus produtos.Realizada em parceria com o com o Instituto Íris uma ação que mostra a riqueza e a importância da cultura africana e afro-brasileira. A mostra vai acontecer no piso 2, em frente à loja Riachuelo, com entrada gratuita. A exposição conta com 15 empreendedores que atuam em diferentes segmentos como moda, arte, cosméticos e acessórios. As pessoas poderão conhecer suas histórias e acessar os contatos de cada um de forma on-line, por meio de um QR Code, para adquirir os produtos.
Teatro infantil
Para iniciar as celebrações dos 100 anos de nascimento da escritora Maria Clara Machado, maior dramaturga infantil do Brasil, a Oitis Produções Culturais leva ao Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), a partir de hoje e até o próximo dia 21, com sessões de sexta a segunda-feira, às 17 horas, o espetáculo musical “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”l. A peça uniu a diretora e atriz Fernanda Vianna e o diretor musical Ernani Maletta em um processo de criação teatral para a montagem deste clássico infantil que recria a noite de Natal. O texto, escrito em 1953, retrata o mistério da noite de Natal pelo olhar simples do boi e do burro. Apesar de ser um texto infantil, a diretora Fernanda Vianna afirma que é um espetáculo para todas as idades.
Recital de flauta
Hoje, às 19h30, o Memorial Vale apresenta o recital de flauta com o músico mineiro Rodrigo Frade. Rodrigo vai tocar peças escritas originalmente para esse instrumento que englobam 300 anos de música, do Barroco ao século XXI. O evento integra o projeto “Contemporâneo”, do Memorial Vale. Flautista natural de São João del Rei, Rodrigo Frade é doutorando em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O eventos estará disponíveis para o público, gratuitamente, no YouTube do Memorial.
Música nordestina
Os fogos de artifício ainda não foram lançados para anunciar o novo ano, mas o Hypershow antecipa a festa com o melhor da música brasileira. Neste mês, o programa leva o palco para a tela da TV com a apresentação de grandes espetáculos. Para abrir a temporada, a atração mostra o show de Quinteto Violado e Banda Pau e Corda, amanhã, às 17 horas, na Rede Minas. O Quinteto Violado tem, em sua matriz, o estilo “free nordestino”, com composições próprias e releituras do cancioneiro popular. A Banda Pau e Corda não foge à regra do popular e traz, em sua raiz, as cirandas, modinhas, frevos, xotes, maracatus e baiões. O público também pode conferir a atração, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas