CURTAS DC MAIS | 05/01/2021

Posse na ACMinas
Amanhã, às 17 horas, será realizada a posse administrativa virtual da chapa eleita em dezembro para comandar a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas). O 41º presidente eleito, José Anchieta da Silva e a diretoria executiva, plena e emérita, assumem a direção da entidade para o biênio 2021/2022. José Anchieta da Silva é mestre e professor de direito comercial pela UFMG, doutorando em ciências jurídico-empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e docente na Faculdade de Direito Milton Campos. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, a posse administrativa da chapa eleita será realizada por meio virtual. A abertura do evento será feita pelo presidente da ACMinas, Aguinaldo Diniz Filho. A cerimônia poderá ser acompanhada com acesso em https://acminas.com.br/.
Oficina de fotografia
Em celebração ao Dia do Fotógrafo, o CCBB Educativo realiza uma oficina de produção de imagens onde o público vai aprender um pouco sob o olhar da fotografia. O encontro acontecerá no próximo sábado, às 10 horas, no CCBB BH. Para participar, o público deve fazer inscrição prévia pelo site www.ccbbeducativo.com.br. A oficina traz práticas de fotografia em diálogo com a arquitetura, a memória e o patrimônio. A produção de imagens acontece a partir dos detalhes do prédio do CCBB BH, onde os participantes conhecerão mais sobre questões técnicas da fotografia: enquadramento, exposição de luz – abertura e velocidade. Os exercícios serão conduzidos com o uso dos celulares dos participantes.
Memória da Covid-19
Até a próxima sexta-feira o Memorial Vale apresenta a exposição “Relicário”, de Ramon Navarro, com textos de Débora Diniz. Relicário é um álbum virtual de memória que homenageia mulheres mortas pela pandemia da Covid-19 no Brasil. As ilustrações feitas por Ramon Navarro com colagens sobre fotografias antigas são acompanhadas de textos escritos por Débora Diniz a partir de notícias de morte de mulheres comuns e anônimas. A apresentação integra o projeto “Mostra de Fotografia” do Memorial Vale. Criado no fim de março de 2020, quando a Covid-19 começou a avançar no Brasil, o perfil de Instagram @reliquia.rum (em alusão à palavra relicário em latim) publica diariamente textos e imagens criados por Ramon Navarro e Débora Diniz para refletir sobre a morte de mulheres pela pandemia.
Vulnerabilidade infantil
A preocupação com a violência sexual infantil não entrou em quarentena. Relatório divulgado pela Unicef, Instituto Sou da Paz e Ministério Público do Estado de São Paulo alerta para a vulnerabilidade de crianças e adolescentes no contexto atual. O assunto é um dos temas abordados no programa que trata do universo literário na Rede Minas, o “Conversações”, com a atriz e cantora Janaína Starling. Autora de “O medo e a coragem”, obra que trata sobre esse tipo de agressão, Janaína ainda vai falar sobre bullying, tema também abordado em seu livro “A alegria e a tristeza”. O programa vai ao ar na próxima quinta-feira, às 20h45, pela Rede Minas. A atração também pode ser conferida, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Chica da Silva
Até o próximo dia 15 o Memorial Vale mostra em seu site a exposição “Circo Imagético – Trapézio – Chica da Silva”, série de registros fotográficos de uma cena circense de trapézio inspirada em Chica da Silva. A trapezista e idealizadora da exposição é Liz Monteiro e a fotógrafa é Ananda Rangel. A exposição integra o projeto “Mostra de Fotografias”, do Memorial Vale. A montagem e a documentação das imagens foram feitas em Milho Verde, distrito de Serro, cidade onde nasceu Chica da Silva. Por meio do trapézio, Liz Monteiro retrata Chica da Silva, essa grande personalidade histórica que se tornou um símbolo cultural do Brasil. Liz Monteiro é artista circense com formação pela Spasso – Escola Popular de Circo de Belo Horizonte (2012).
Ouça a rádio de Minas