CURTAS DC MAIS | 09/07

“Concertos para a Juventude”
Bach é o homenageado da segunda apresentação da série “Concertos para a Juventude” do ano, no próximo domingo, às 11h, na Sala Minas Gerais. Com repertório dedicado ao compositor alemão, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta um pouco das suas suítes e a adorada “Jesus, alegria dos homens”. O destaque fica com o “Concerto para violino nº 2 em Mi maior”, “BWV 1042: Allegro” e “Allegro assai”, que terá solo da violinista da orquestra, Laura von Atzingen. A condução é do regente assistente, José Soares. O concerto será realizado somente com transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube. Não haverá público presente na Sala Minas Gerais. A programação educacional da orquestra tem o apoio do programa “Amigos da Filarmônica”.
Festival de Jequitibá
A diversidade da música regional de Minas Gerais estará presente na Rede Minas, amanhã, às 17 horas. A rica cultura popular da cidade de Jequitibá é consolidada com o tradicional Festival de Folclore de Jequitibá, que acontece desde 1986 e resgata algumas das heranças culturais do município, como as manifestações folclóricas. Este ano o evento ocorreu em ambiente virtual, com diversas apresentações artísticas para o público. O Hypershow exibe os shows do violeiro Chico Lobo e da banda Congadar, que fizeram parte da programação. Chico Loco tem cerca de 30 anos dedicados à viola caipira e participa do Festival de Folclore de Jequitibá há mais de 20 anos. A banda Congadar é de Sete Lagoas e, por meio da mistura do congado com o rock e o blues, busca criar uma nova linguagem com ligação na cultura de Minas Gerais. Na apresentação, mostra músicas autorais, de domínio público e alguns sucessos de artistas como “Sá Rainha”, de Maurício Tizumba. O programa pode ser conferido, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
“Lugar de Criação”
Com a criançada em casa, a melhor opção é contar com atividades on-line para distrair os pequenos. Melhor ainda se for com oficinas onde eles se divertem e ainda aprendem. Por isso, o CCBB Educativo preparou várias atividades para o “Lugar de Criação”. Elas são transmitidas ao vivo, por meio da plataforma Zoom e toda a família pode participar seguindo as instruções dos educadores. As atividades acontecem todo sábado, às 15h. Amanhã, os participantes são envolvidos em jogos para aprender brincando. Na oficina “Jogos de Arte”, a equipe educativa conduz uma experiência que envolve estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita. Ao fim da transmissão, quem quiser continuar se divertindo e aprendendo on-line pode contar com o acervo de oficinas digitais do “Lugar de Criação”. Para isso, basta acessar o site www.ccbbeducativo.com.
“Percurso Fotográfico”
A Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Periférico apresentam a atividade “Percurso Fotográfico Casas da Pampulha”, em que o olhar fotográfico do belo-horizontino é protagonista. A ação tem o objetivo de estimular olhares sobre a composição urbanística da região através de registros fotográficos da diversidade e da pluralidade arquitetônica residencial da Pampulha. Os interessados devem inscrever sua foto no formulário do projeto, a partir de hoje e até 6 de agosto. A iniciativa acontece em parceria com o projeto “Quanto Tempo Dura um Bairro “e integra a programação cultural do Museu Casa Kubitschek, no Pampulha Território Museus. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. Além de buscar uma coletânea de imagens sobre a paisagem, composição, ocupação urbanística e o modo de morar na Pampulha, a atividade parte do olhar singular de cada participante, sem se prender ao monumentalismo modernista.
Festival Jazz de Montanha
O programa Noturno, da Rede Minas, deu palco ao Festival Jazz de Montanha, exibindo, na TV aberta, o evento que este ano ganhou versão online. Para mostrar a nova geração do jazz em Minas Gerais, a atração mostra o show da baixista e compositora Camila Rocha. Acompanhada dos músicos Paulo Fróis, Lucas de Mello e Luadson Constancio, o quarteto apresenta trabalhos autorais e canções de artistas consagrados como Miles Davis e Dominguinhos. Camila Rocha é bacharel em música popular com habilitação em contrabaixo pela UFMG, Em 2014, ganhou o prêmio Jovem Instrumentista do BDMG. Já em 2018, foi premiada como Melhor Instrumentista da XVIII edição do BDMG Instrumental. Apresentado por Túlio Mourão, o programa Noturno com o show de Camila Rocha Quarteto vai ao ar amanhã, às 23h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, pela internet, no site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas