Variedades

CURTAS DC MAIS | 10/04 a 12/04

CURTAS DC MAIS | 10/04 a 12/04
Crédito: Freepik

Prêmio de Jornalismo

Em Pirapora, no Norte de Minas Gerais, está o Benjamim Guimarães, único vapor à lenha no mundo. A embarcação foi tema de uma série da Rede Minas. As matérias lembraram a história e mostraram a importância desse patrimônio público mineiro. O resultado rendeu à emissora o Prêmio de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2020, do Banco Nordeste. A equipe da Rede Minas foi uma das vencedoras que faturaram a premiação que reconhece as reportagens que retratam iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitam o princípio da diversidade cultural. A série “Benjamim Guimarães: histórias do último vapor do mundo” foi assinada pela repórter Laura Zschaber, a repórter cinematográfica Naiara Guimarães, a produtora Ana Paula Gomes, a editora de texto Aline Scarponi e a editora de imagens Bruna Cevidanes.

“Sinfonia do Novo Mundo”

Neste sábado (10), às 18 horas, a Filarmônica de Minas Gerais exibe a “Sinfonia nº 9 em mi menor, op. 95”, de Antonín Dvorák, interpretada pela Orquestra em 2017, uma das mais famosas obras do compositor tcheco. A regência é do maestro Fabio Mechetti. Escrita durante seu período como diretor do Conservatório de Nova York, a obra ficou enormemente conhecida pela alcunha “Do Novo Mundo”, por unir elementos do folclore norte-americano e boêmio, não como tema, mas como criações originais de Dvorák a partir dos fundamentos essenciais das duas culturas. A exibição será aberta com uma análise de Werner Silveira, percussionista da Filarmônica de Minas Gerais, sobre a obra. Durante a execução, o maestro Fabio Mechetti fará comentários ao vivo no chat.

“O mágico de Oz”

O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (CCUnimed-BH Minas) é palco para a live da peça “O mágico de Oz”, da Cyntilante Produções, na programação on-line do Diversão em Cena ArcelorMittal. A transmissão da premiada montagem, que tem duração de 40 minutos, será neste domingo (11), às 16 horas, no canal oficial da Fundação ArcelorMittal no YouTube. O espetáculo tem música ao vivo e figurino da Ricca Costumes. No elenco estão os atores-cantores Raíssa Alves, Alex Alves, Rafael Ventura e Rogério Hasten. A direção e a iluminação é de Fernando Bustamante.  “O mágico de Oz”, livro infantil escrito pelo norte-americano L. Frank Baum e filme homônimo lançado em 1939, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, conta a história da menina Dorothy, que é levada, junto ao seu cachorro Totó, por um tornado para a fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas.

Obra de Bach no “Harmonia”

As famosas suítes para violoncelo solo, de Johann Sebastian Bach, são destaques do “Harmonia”, da Rede Minas, neste domingo (11), às 14 horas. O programa de música clássica da emissora pública mineira traz entrevistas com musicistas importantes do cenário erudito e a apresentação de uma das obras do compositor alemão. O violoncelista Márcio Carneiro fala sobre a importância e as características das seis suítes para violoncelo solo, compostas por Bach. O público ainda confere o concerto da “Suíte para violoncelo solo nº 6, em ré maior”, executado pelo musicista. Também marca presença o violoncelista Antonio Meneses. Assim como Márcio Carneiro, ele foi premiado no concurso Tchaikovsky, de Moscou. Além de ter passado pelas principais orquestras do mundo, é professor de importantes instituições na Suíça e na Itália. O programa também pode ser visto, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv..

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Lu Toledo e Valter Saty

Em tempos de isolamento social e incertezas, a música é uma ótima companhia, ainda mais quando trata de temas inspiradores e otimistas. É com essa proposta que os cantores e compositores Lu Toledo, de Belo Horizonte, e Valter Saty, de São Bernardo (SP), apresentam a live show “Por tudo o que for amor”, com canções autorais focadas na MPB e repletas de poesia, feitas em parceria pelo duo e compostas durante a pandemia. A transmissão será realizada neste sábado (10), às 20 horas, no YouTube dos artistas. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla. A parceria entre Lu Toledo e Valter Saty nasceu no início da quarentena, em 2020. Lu Toledo e Valter Saty se conheceram em um festival de música em BH há alguns anos, mas só retomaram contato recentemente por meio das mídias sociais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas