Variedades

Curtas DC Mais | 10/09

Perda de Otávio Dulci

Faleceu ontem pela manhã, vítima de infarto, o professor Otávio Soares Dulci, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), irmão do ex-ministro Luis Dulci. Octavio nasceu em Santos Dumont (MG), era sociólogo e mestre em ciências políticas, além de escritor. Seu corpo foi velado ontem na Funeral House. Otávio Soares Dulci foi professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG de 1972 a 2013. O vice-diretor da Fafich, Bruno Reis, afirma que Dulci era uma “figura referencial e uma liderança natural, que nunca quis liderar, e uma presença reconfortante, que todos contávamos ter por muito tempo ainda”. Otávio Dulci era casado com a professora Maria Eliza Linhares Borges, aposentada do Departamento de História da Fafich.

Sustentabilidade na produção

Por meio do projeto “Sustentabilidade na Cadeia Produtiva”, 90% das 21 empresas participantes, de Belo Horizonte, Nova Lima, Sabará, Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas, obtiveram melhora no Índice de Sustentabilidade para Competitividade, que mensura aspectos econômicos, ambientais e sociais de sua gestão. A conclusão do projeto ocorrerá hoje, de 9 às 11 horas em solenidade na sede da Fiemg (avenida do Contorno, 4.520, Funcionários). Os assuntos prioritários foram identificados a partir de diagnóstico específico, desenvolvido em conjunto à Fundação Dom Cabral, e buscaram o aprimoramento do grau de maturidade de gestão das micro e pequenas empresas, com base nos três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, ambiental e social.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Lixo plástico

As empresas de bebida Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé são as maiores produtoras de lixo plástico do mundo, revelou relatório do grupo ambientalista Greenpeace divulgado ontem. Trabalhando com o movimento Break Free From Plastic, o Greenpeace disse ter organizado 239 coletas de plástico em 42 países por todo o mundo, que resultaram na análise de 187 mil peças de lixo plástico. O objetivo era ter uma ideia de como grandes corporações contribuem para o problema da poluição. A Coca-Cola, maior produtora de refrigerantes do mundo, foi também a maior produtora de lixo, disse o Greenpeace, que encontrou lixo plástico com a marca da Coca em 40 dos 42 países analisados.

Dependentes químicos

O presidente Michel Temer anunciou ontem que aumentará em mais de 50% o número de vagas custeadas pelo governo federal em comunidades terapêuticas para acolhimento voluntário de dependentes químicos. Serão liberados R$ 90 milhões para aumentar as vagas de 6 mil para 9.395 por 12 meses. De acordo com o Ministério da Justiça, em cada vaga há, em média, três acolhimentos por ano, o que levaria a um total de 28 mil acolhimentos. Eiste a expectativa de que outros R$ 28 milhões serão liberados ainda este ano por meio de dotação complementar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas