CURTAS DC MAIS | 11/06 a 15/06
Violência contra a mulher
Não bastasse todos os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, a sociedade brasileira se vê diante de outro grave problema: o aumento da violência doméstica contra mulheres. Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos apontam que, desde o início da adoção do isolamento social, os casos aumentaram em diversas regiões do Brasil.
Diante deste cenário a Drogaria Araujo adere à campanha “Sinal vermelho para a violência contra a mulher”, Vítimas de violência serão incentivadas a marcar um X na palma da mão, para sinalizar às equipes de loja – sem a necessidade de qualquer outra comunicação – que pretendem fazer a denúncia. Ao apresentar o sinal aos colaboradores da Drogaria Araujo, estes devem acionar a autoridade policial e oferecer acolhimento à vítima até a chegada da polícia.
Jardim desértico
O Inhotim inaugurou a sua primeira exposição botânica na plataforma Google “Arts and Culture”, batizada “Resistência, diversidade e sabedoria: os segredos do Jardim Desértico”. A mostra apresenta destaques botânicos de um dos jardins temáticos mais emblemáticos do instituto. Inspirado nas paisagens semiáridas, ele reúne plantas ricas em beleza, apesar de viverem em ambientes com pouca água disponível.
Por isso, é usado como ponto de partida para reflexões com os visitantes sobre a disponibilidade e uso dos recursos hídricos e conscientização sobre a economia de água. Na exposição virtual, o público confere exemplares conhecidos, como o mandacaru e o ora-pro-nóbis, ambas nativas do Brasil, e também a exuberância de espécies exóticas, como a palma e a aloés.
“Coop Encena”
Diversão, solidariedade e cooperativismo são a tônica do “Coop Encena”. O projeto realizado pelo Sistema Ocemg terá uma edição especial nesta sexta-feira (12). O público terá a oportunidade de assistir à live com o espetáculo “Guara-pa-rir”, a partir das 19 horas, no canal do YouTube da entidade. A divertida comédia conta as trapalhadas e confusões de Agnaldo e Cleusa nas areias da Praia do Morro, em Guarapari.
Verão, época de férias, diversão e descanso depois de mais um ano de batente. Só que não é bem isso que espera o intrépido casal. “Guara-pa-rir” é um espetáculo aberto, construído apenas em torno de situações que abrem espaço para o humor que surge da improvisação dos atores. A comédia reúne Guilherme Oliveira e Kayete. A direção é de Ilvio Amaral e Maurício Canguçu.
Museu de Congonhas
O Museu de Congonhas segue com sua programação on-line desde que suspendeu as suas atividades presenciais, devido ao isolamento social para conter a disseminação do Covid-19. A exposição on-line colaborativa “A sua memória é arte” é um convite para que os internautas produzam as mais diversas expressões artísticas, a partir da sua memória afetiva com o Jubileu do Senhor Bom Jesus, uma das maiores festas religiosas do Brasil, que acontece todos os anos em Congonhas.
O público é convidado a postar uma imagem que represente essa ideia usando as hashtags #McoEmCasa e #ASuaMemóriaÉArte. E, a partir de segunda-feira (15), a instituição irá rastrear, no Facebook e Instagram, e repostar as obras mais criativas sobre o tema. No dia 29 de junho, as artes selecionadas pela equipe do Museu de Congonhas vão compor uma galeria virtual no site da instituição.
Memorial Vale
Na semana em que é comemorado o Dia dos Namorados, em 12 de junho, o #MemorialValeEmCasa apresenta vídeo inédito do duo formado pelo guitarrista e compositor Samy Érick e a cantora Carolina Serdeira. No repertório, canções de amor, como “Por causa de você”, de Tom Jobim e Dolores Duran, e também autorais, escolhidas especialmente para a data.
A programação inclui também aula de bordado com temática da técnica feita por comunidades indígenas mexicanas e continuidade do espetáculo musical infantil “Cantos e Contos das Águas”. Todos os vídeos ficam disponíveis pelo canal do Memorial Vale no Youtube e, para melhor localização, foram criadas playlists por temas.
Ouça a rádio de Minas