Variedades

CURTAS DC MAIS | 14/08

CURTAS DC MAIS | 14/08
Crédito: Freepik

“Minas Arte em Casa”

Releituras de clássicos da música e do teatro e experimento artístico nas artes cênicas dão a tônica à programação do “Minas Arte em Casa” da próxima semana. As apresentações serão de segunda-feira (17) a sexta (21), sempre às 19 horas, pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG.

A segundas-feiras é dedicada à apresentação de música erudita; na terça o público pode assistir a uma atração infantil; a quarta é destinada à cena de dança; a quinta é voltada para uma encenação ao público adulto; e a semana se encerra com música popular, na sexta-feira. Depois das estreias, os espetáculos continuam disponíveis nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Comunidade dos Arturos”

Os Arturos já são conhecidos e, também, reconhecidos como patrimônio imaterial de Minas Gerais. O local onde vivem essas famílias mantém diversas práticas que remontam a sua ancestralidade africana e afro-brasileira. Hierarquia, tradições e ritos que se mantêm vivos por um povo que aprendeu a ser unido pela herança cruel da escravatura.

O documentário “Comunidades dos Arturos” apresenta o cotidiano e as tradições que se perpetuam há gerações e será exibido hoje, às 23h30, na Faixa de Cinema da Rede Minas. Dirigido por Paulo Henrique Rocha e produzido pelo Iepha-MG, o filme traz os depoimentos dos moradores que vão da história, ao preconceito e à vivência na comunidade. Celebrações, como o congado, também foram registradas pelas câmeras. O público pode acompanhar a atração pela internet, através do site: redeminas.tv.

Memorial Instrumental

No próximo domingo, às 11h30, o Memorial Vale traz, dentro do projeto Memorial Instrumental, o instrumentista, cantor e compositor Aloízio Horta. O artista, que já tocou com nomes como Naná Vasconcelos, Elza Soares, Toninho Horta e Flávio Venturini, vem se destacando como uma das revelações da nova geração de músicos mineiros. Ele estreia no #MemorialValeEmCasa com show de seu CD homônimo, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo em 2016.

Entre as canções estão as autorais “Pra Dançar com Ela”, “Nina”, “Serafina”, “Com os Pés na Lua” e “Balada do Incomum”, além de “Francisca”, de Toninho Horta e “Canto pra Yemanjá”, de domínio público. No contrabaixo, Aloízio Horta integra a DelegasCia, grupo formado pelo violonista Thiago Delegado, com Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria).

Dia do Pão de Queijo

Os alunos e professores da Faculdade Senac de Gastronomia (Belo Horizonte e Barbacena) realizam atividades acadêmicas em comemoração ao Dia Nacional do Pão de Queijo, celebrado em 17 de agosto, na próxima segunda-feira. Neste ano, com aulas remotas devido à pandemia, a ação acontecerá de forma diferente, mas muito especial. Os professores vão produzir 1,85 mil unidades da mais famosa das iguarias mineiras, que serão entregues aos hospitais Eduardo de Menezes (BH) e Santa Casa e João Penido (Barbacena).

Todo o processo será feito dentro de rígidos padrões de distanciamento, manipulação e acondicionamento de alimentos, adaptados ao novo cenário. Será realizada uma live, às 15h, no YouTube do Senac Minas. Em Belo Horizonte, a ação acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto. A entrega será feita à direção do Hospital Eduardo de Menezes às 15 horas para distribuição aos profissionais de saúde.

“Fora do Normal”

Artistas conhecidos do público abrem as portas de suas casas, pela tela do computador, para uma conversa informal com os apresentadores dos programas de música da Rede Minas. A cada domingo, uma atração diferente que promete histórias curiosas, recordações e o cotidiano dessa turma que não desliga o som no confinamento. Noturno, Alto-Falante, Harmonia, Hypershow e Arrumação estão na série “Fora do Normal”, que no próximo domingo, às 22 horas, com reprise na quinta-feira (20), às 23h30, pela Rede Minas.

A transmissão acontece, nesses mesmos horários, no site da emissora: redeminas.tv. Um trio de peso abre as cortinas: Túlio Mourão, que comanda o Noturno, convidou os amigos Flávio Venturini e Mú Carvalho para falar do rock dos anos 70.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas