CURTAS DC MAIS | 18/11
Equidade racial e de gênero
A ArcelorMittal adere, formalmente, na próxima sexta-feira, à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. O termo de adesão será assinado pelo presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, e pelo CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil, Jefferson De Paula. A data da adesão foi escolhida por coincidir com o Dia da Consciência Negra, o mais importante reconhecimento aos descendentes de africanos, e da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que lutou contra o sistema escravista no Brasil. Há pouco mais de um ano, a ArcelorMittal lançou seu Programa de Diversidade e Inclusão, que foi responsável pela criação do Grupo de Diversidade Racial e dos grupos de afinidade LGBTI+, de Equidade de Gênero e de Pessoa com Deficiência.
“Causos de Brasêro”
Hoje, às 18h30, o Memorial Vale exibe o espetáculo cênico musical “Causos de Brasêro”, com Marcelino Luciano Ramos. Nele, os mais belos e divertidos causos são contados por um típico mineiro, orgulhoso de ser nascido e criado entre as montanhas. O ator e diretor Marcelino Ramos, intérprete do personagem central da trama, brinca que todo o brasileiro adora ouvir e contar causos, mas os mineiros são viciados nisso. A apresentação faz parte do projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale. Nascido na pequena São Miguel do Anta, na Zona da Mata, Marcelino Luciano Ramos é graduado em artes cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Desde 2008 viaja o Brasil pesquisando e contando causos.
Teoria terraplanista
O crítico literário, professor, poeta e compositor José Miguel Wisnik e o jornalista e professor da Eca-USP, Eugênio Bucci são os convidados de Afonso Borges para o debate sobre o tema “A Terra Plana, Questão Cosmopolítica”. O encontro é mais uma edição virtual do #SempreUmPapoEmCasa, com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto e vai acontecer amanhã, às 18 horas. A ideia de Afonso Borges para reunir os dois intelectuais para este debate surgiu a partir de um texto de Eugênio Bucci, no jornal O Estado de S.Paulo do dia 5 de novembro, no qual o autor critica o discurso terraplanista, apesar da comprovação científica da circunferência do planeta Terra.
Festival Meu Vizinho
Bem conhecido e esperado pelos belo-horizontinos, o Festival Meu Vizinho busca maior conexão com o público da terceira idade. Amanhã, às 20 horas, a banda Radio Caos sobe ao palco do Grande Theatro Cine Brasil Vallourec para um show de rock que promete resgatar memórias de milhares de pessoas de diferentes gerações. A live trará clássicos do rock dos anos 70 e 80 e será transmitida pelo youtube do Hermes Pardini. O grupo é formado por médicos e engenheiros que fazem música de qualidade misturando diversão e solidariedade. Desde sua primeira formação, em 2004, todo o dinheiro arrecadado com shows é revertido em doações de cestas básicas para instituições de caridade.
Cuidados com o bebê
A chegada de um bebê traz uma série de dúvidas, especialmente para quem vai ter o primeiro filho. Para ajudar os pais nesse momento especial, a consultora Nazaré Brito, que atua como enfermeira há mais de 35 anos, realiza uma live semanal com orientações sobre cuidados com o bebê, com a gestante e outras questões relacionada à maternidade. Os eventos virtuais acontecem todas as quartas-feiras, às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://nazarebrito.com.br/ ou pelo e-mail [email protected]. Hoje, a live vai abordar os cuidados com as mamas, os aspectos psicológicos e o que levar para a maternidade. No fim de cada live, os participantes podem fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
Ouça a rádio de Minas