CURTAS DC MAIS | 19/10

Executivo de Finanças de 2022
O CFO da Direcional Engenharia, Henrique Assunção Paim, é o Executivo de Finanças do “37º Prêmio O Equilibrista de 2022”, em votação realizada por associados do Instituto Brasileiro de Finanças de Minas Gerais (Ibef-MG). A solenidade de premiação será no dia 1º de dezembro. O economista Henrique Assunção Paim é CFO da Direcional Engenharia desde 2019. Atuou no mercado financeiro em diversas áreas de grandes bancos de atacado por mais de 20 anos, tendo iniciado sua carreira como trainee da mesa de operações do Unibanco em 1999. É formado em economia pela UFMG, com especialização em finanças pelo Ibmec e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC). O evento homenageia os executivos de finanças que mais se destacaram durante o ano de 2022. O prêmio O Equilibrista destaca empresários e executivos que fazem a diferença no cenário econômico do estado, a partir de um desempenho eficiente, inovador, ético e responsável.
“A Afirmação Modernista”
A Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) realizam hoje, às 14h30, uma visita guiada pela exposição “A Afirmação Modernista: a paisagem e o popular na Coleção Banerj”. Na ocasião, os curadores da mostra Marcus Lontra e Viviane Matesco farão um passeio exclusivo com jornalistas, apresentando as 135 obras reunidas nas galerias Alberto da Veiga Guignard, Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima, no Palácio das Artes. “A Afirmação Modernista” celebra e reafirma a importância da Semana de Arte Moderna de 1922, ressaltando a participação de artistas mineiros na consolidação do movimento, com destaque para obras de Alberto da Veiga Guignard e Inimá de Paula.
“Na beira do mar, o amor disse oi”
Como explicar à netinha sobre a ausência eterna da tia? Que resposta uma avó, que prefere a verdade, pode dar a uma criança que pergunta sobre a morte? Certamente uma resposta amorosa. É assim no livro “Na beira do mar, o amor disse oi”, de Odette Castro, a ser lançado pela Páginas Editora no próximo domingo, de 9h ao meio-dia, no: Museu dos Brinquedos (avenida Afonso Pena, 2.564, Funcionários). A pequena Ana quer saber o que aconteceu com sua tia, que não chegou a conhecer. Por que ela está no porta retrato da casa da avó e não nos encontros de família, na cidade que habita? O diálogo é emocionante, permeado por sinceridade e amor, para resultar na resposta de que ao morrermos, permanecemos nas coisas lindas e belas, além de estarmos nos outros. O primeiro livro para crianças de Odette Castro é ilustrado em aquarelas por Luísa Simão, uma das mais importantes artistas de Minas na composição de obras literárias.
“A mulher rei” no CineMaterna
O Cineart ItaúPower ((avenida General David Sarnoff, 5.160, Cidade Industrial, Contagem) recebe hoje, às 14h, mais uma sessão do CineMaterna. O filme da vez é “A mulher rei”, protagonizado por Viola Davis. A história retrata a vida de uma unidade de guerreiras composta apenas por mulheres que protegiam o reino africano de Dahomey nos anos 1800, com habilidades e uma força diferentes de tudo já visto. Inspirado em eventos reais, o filme acompanha a emocionante jornada épica da General Nanisca (Davis) enquanto ela treina uma nova geração de recrutas e as prepara para a batalha contra um inimigo determinado a destruir o modo de vida delas. As dez primeiras mamães com bebês de até 18 meses que chegarem ao Cineart ItaúPower para a sessão receberão uma cortesia especial para entrada. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, meia hora antes do início da sessão, por uma coordenadora CineMaterna.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Rota da Liberdade
Um passeio por Minas Gerais com direito a história, natureza e, até, ao maior pão de queijo do mundo. Quem apresenta o roteiro é o programa Rotas da Liberdade, da Rede Minas. A atração faz um giro por Patos de Minas e o distrito de Areados, no Alto Paranaíba, e mostra o quitute favorito dos mineiros.. A viagem segue até São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O município próximo da Capital conta com trilhas e pistas para os amantes da bike que são apresentadas no programa amanhã, às 20h. Patos de Minas atrai muitas pessoas. Entre elas, personalidades que fizeram parte da história, como Olegário Maciel. O engenheiro, que foi presidente de Minas Gerais e um dos líderes da Revolução de 1930, chegou ainda criança à cidade e fez de lá seu porto seguro. O jornalista Samuel Guimarães foi até o casarão onde ele morava para conhecer essa história. Hoje, no local funciona o Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP), que conta com o acervo do político e outros tesouros do Estado.
Ouça a rádio de Minas