CURTAS DC MAIS | 21/10

Sicoob Vale do Aço
O Sicoob Vale do Aço inaugura hoje, às 19 horas, o Espaço Cooperativo Matusalém Dias Sampaio, em Belo Horizonte. A nova unidade fica na rua Francisco Deslandes, 861, no bairro Anchieta. O Sicoob Vale do Aço nasceu da junção de duas cooperativas de sucesso: a Coopeco (Cooperativa de Crédito dos Empregados da Usiminas) e a Açocredi (Cooperativa de Crédito dos Comerciantes de Timóteo). O Sicoob Vale do Aço opera com a estrutura de um sistema bancário, porém sem perder a independência de sua constituição original, possibilitando maior proximidade no relacionamento com os clientes e está preparada para crescer apoiando o desenvolvimento regional. As taxas praticadas, os serviços e o acolhimento proporcionam condições excepcionais aos cooperados, que são os verdadeiros donos do empreendimento.
Literatura de Carlos Marcelo
O escritor e jornalista Carlos Marcelo é o convidado pela Academia Mineira de Letras para falar sobre seus livros e sua trajetória literária. Ele será entrevistado pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, em vídeo que pode ser assistido no canal da AML no YouTube a partir de hoje, às 19h30.Carlos Marcelo aborda toda a sua rica trajetória literária, começando pelo primeiro livro, “Nicolas Behr: eu engoli Brasília”, em que traça um perfil biográfico completo de Nicolas Behr, importante poeta do Distrito Federal. Carlos Marcelo também conta como foi o processo de pesquisa da biografia do cantor e compositor Renato Russo, líder da banda “Legião Urbana”, “Renato Russo – o filho da revolução”, que ele lançou com grande sucesso. E fala do volume que escreveu junto com Rosualdo Rodrigues: “O fole roncou – uma história do forró”, um mergulho detalhado e rigoroso na história e na vida de Luiz Gonzaga, Marinês, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Trio Mossoró e Genival Lacerda.
Restaurant Week BH
A 20ª edição do tradicional festival gastronômico BH Restaurant Week, que acontece semestralmente, é uma oportunidade de divulgar ainda mais a gastronomia dos restaurantes locais. O evento começa hoje e prossegue até 21 de novembro com 30 casas participantes. O tema desta temporada será “Sabores da Infância”, com a proposta de desafiar os chefs na elaboração de menus inéditos, com opções de entrada, prato principal e sobremesa e que resgatem os sabores simples e aquela sensação inesquecível de aconchego por terem sido feitos por pessoas que amamos. Quem, além de apreciar a gastronomia local, quiser participar de uma ação social, poderá acrescentar R$ 1 por menu. Todo o dinheiro arrecadado será doado para a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que assiste crianças e adolescentes carentes com deficiência física em função de paralisia cerebral e outras síndromes neurológicas.
“Azzula” no Memorial Vale
Hoje, às 19h30, a drag queen Sam Luca apresenta o show “Azzula”, que traz seu EP “Fera”, lançado em 2021, no YouTube do Memorial Vale. A apresentação conta com três músicas que fazem do palco, do espaço e do tempo uma reunião das várias formas de se expressar. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale. Azzula é uma das potentes expressões artísticas do cantor, compositor, ator e drag queen Sam Luca. Com um som que ecoa brasilidade, e cantando sobre diversidade, respeito, negritude e pluralidade afetiva, Azzula é uma drag queen irreverente e empoderada, que canta o Carnaval e a melancolia de ser bicha preta na sociedade brasileira. Nascida da inquietação artística de Sam Luca, Azzula é a representação de vários corpos, experiências e manifestações. É uma energia forte que empodera, traz criatividade, presença e muda tudo com sua força.
Festival de Meditação
A importância do som para a cura, o bem-estar e a elevação de consciência. Esse é o tema do IX Festival de Meditação – Todos pela Paz, que integra a 20ª Semana do Servidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento, que é gratuito e aberto ao público, será transmitido no próximo sábado, das 7h30 às 19 horas, no YouTube CasaZen Monja Mihō. As inscrições podem ser feitas até as 20 horas de hoje, no site do grupo de meditação CasaZen. De acordo com a servidora, psicóloga e monja zen-budista Cláudia Bento Mello, responsável pela organização do festival, é fundamental observarmos o que alimenta nossos sentidos, pois isso define o estado da nossa mente e do nosso corpo e, em última análise, nossa saúde física e mental. Para auxiliar nessa busca, o evento irá proporcionar um dia com experiências sonoras.
Ouça a rádio de Minas