CURTAS DC MAIS | 23/02

Desenvolvimento sustentável
Falta menos de uma década para 2030, ano em que a ONU estabeleceu como meta a aplicação de uma série de compromissos para o desenvolvimento sustentável do planeta Terra. São ao todo 17 objetivos, que vão desde combate a mudanças climáticas, passando por consumos e produção responsáveis, bem como crescimento econômico sustentado em emprego decente. Assinado por dezenas de países no ano de 2015, às ODS, como são conhecidas, podem ser abraçadas também pela iniciativa da sociedade civil. O Conselho de Presidente, entidade criada por lideranças empresariais com a missão de inspirar outros dirigentes em decisões estratégicas, realiza hoje, das 9h às 11h, a reunião virtual para debater o tema “Como utilizar na sua empresa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Agenda 2030 ONU.
Vida e arte de Guignard
Na próxima quinta-feira, às 19 horas, o Museu Casa Guignard realizará a primeira edição do “Museu Guignard Convida”, programa de lives que trará sempre uma série de discussões sobre a obra e o universo artístico de Alberto da Veiga Guignard, um dos maiores nomes da pintura modernista brasileira. Na primeira edição, comemorativa dos 125 anos de nascimento de Guignard, serão abordados aspectos da vida e da arte produzida pelo pintor. Wanalyse Emery, coordenadora do Museu Casa Guignard, mediará a conversa com Marcelo Bortoloti, pesquisador da vida e obra de Guignard, que lançará, em breve, uma biografia do pintor pela editora Companhia das Letras.
Recursos humanos
Os desafios em momentos de crise impactam todos os segmentos de uma empresa, principalmente o setor de recursos humanos (RH). A pandemia mudou a forma de trabalho, de relacionamento com as equipes, do processo seletivo e muito mais. Em situações adversas, o controle emocional e o planejamento fazem a diferença. Esse contexto e seus desdobramentos serão abordados na 1ª edição do Conexão RH on-line de 2021. Promovido pelo Senac, o evento é gratuito e acontecerá na próxima quinta-feira, a partir das 19 horas, no canal de YouTube da empresa. A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Regional Minas Gerais (ABRH-MG), Eliane Paes, faz a abertura com o tema “Cenário do mercado atual de gestão de pessoas”. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo Sympla.
Estágio na Gerdau
A Gerdau abriu ontem 30 vagas de estágio para atuação na usina de Ouro Branco (MG), por meio do programa GStart. As inscrições devem ser feitas on-line até o dia 5 de março e as vagas são direcionadas a estudantes de nível superior, incluindo pessoas com deficiência (PCDs). As pessoas interessadas devem estar na metade do curso de graduação e com previsão de conclusão a partir do segundo semestre de 2022. As oportunidades são para diferentes áreas da usina, que hoje é a maior unidade produtiva da Gerdau entre todas as operações nos dez países em que a empresa está presente.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Redução de fadiga
O uso de um sistema de segurança para monitoramento da frota de caminhões fez com que a Kinross Brasil Mineração reduzisse a incidência de fadiga em 53%, entre 2019 e 2020. O Driver Safety System (DSS), da Caterpillar, controla a fadiga dos operadores, a partir do monitoramento do olhar. Se há sinal de sonolência, emite um alerta para o operador, para despertá-lo, e informa a central de monitoramento. O DSS faz parte do mining star, sistema de controle de produção que otimiza o uso dos caminhões, ao impedir que máquinas fiquem ociosas por muito tempo. Por causa do mining star, a relação km x cheio/km vazio aumentou 20%, chegando a 1.2, considerado alta performance na indústria de mineração.
Ouça a rádio de Minas