CURTAS DC MAIS | 24/07 a 26/07

Maratona contra o trabalho infantil
A importância do combate e da erradicação do trabalho infantil é o tema da 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte, que acontece neste domingo (25), a partir das 8 horas, na Cidade Administrativa. Durante o evento, que será realizado na modalidade live run neste ano, devido à pandemia da Covid-19, os corredores serão convidados a conhecer e se engajar na causa, apoiando ações voltadas para o combate ao trabalho infantil promovidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), ACE -Administração e Consultoria em Esporte e Eventos Ltda, Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente em Minas Gerais (Fectipa/MG) e seus parceiros. Nas camisas e em todas as peças de divulgação da corrida, será estampada a hashtag #ChegaDeTrabalhoInfantil, com o objetivo de aumentar a visibilidade da causa.
Orquestra Opus toca música black e soul brasileira
A música black e soul brasileira vai dar o tom em mais um espetáculo da série “Concertos Virtuais Tracbel” apresentada pela Orquestra Opus. Com a participação dos cantores Michelle Oliveira e Leandro Pena, o show terá no repertório hits imortalizados por Tim Maia, Sandra de Sá e outros nomes da black music nacional. A apresentação será neste sábado (24), às 20h30, no canal oficial youtube.com/grupotracbel com acesso gratuito. O repertório traz clássicos que todo mundo canta junto, como “Olhos Coloridos”, “Retratos e Canções”, “Quem é você”, “Soul de Verão”, “Solidão”, “Bye bye Tristeza”, “Bons Momentos”, “Dia de Domingo”, “Gostava tanto de você”, “Vale Tudo” “ Descobridor dos Sete Mares”, “Joga Fora” e “Não quero dinheiro”.
Festival Jazz de Montanha
O festival Jazz de Montanha continua na Rede Minas. Neste sábado (24), às 23h, o show é com o guitarrista e violonista Samy Erick. Ao lado do saxofonista Breno Mendonça, do baterista Gladston Vieira e do baixista Aloizio Horta, ele apresenta um repertório de músicas autorais, além de uma homenagem a Geraldo Vandré e Airto Moreira com a canção “Misturada”. Samy Erick se destaca na cena do jazz e da música instrumental em Minas Gerais. O trabalho rendeu ao artista o prêmio Marco Antônio Araújo, do BDMG Cultural, pelo CD “Rebento”. Na apresentação, ele fala um pouco da sua relação com o jazz, gênero que permite “liberdade” e deu um tom criativo e sofisticado à sua música. O público também confere o programa “Noturno”, apresentado por Túlio Mourão, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Conservação em papel
O Educativo do Memorial Vale realizará neste sábado (24) a “Oficina de Conservação em Papel”, com os educadores Danira Silva, Wesley Vilarino e Juliana Silva. O objetivo é aprender a restaurar aquele documento que já está desgastado pela ação do tempo, que pode ser um documento civil, uma receita familiar, ou até algum registro afetivo. Os professores ensinarão como preservar de uma maneira mais eficaz, com algumas dicas básicas de conservação. Serão ensinadas técnicas de encadernação que poderão servir para guardar os documentos. A oficina está organizada em três vídeos: o primeiro abordará alguns conceitos da área de conservação, o segundo tratará da higienização dos documentos e o terceiro abordará o tema da encadernação. Para participar é preciso ter a partir de 16 anos. Não é necessário fazer inscrição.
Memorial Instrumental
Neste domingo (25), às 11 horas, o Memorial Vale traz, dentro do projeto Memorial Instrumental, a apresentação da pianista e cantora Glaw Nader, com seu trabalho de música instrumental e protagonismo negro e feminino, em duo com Samuel Ekel (teclado e eletrônicos), artista também negro. A estreia acontecerá no dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A artista Glaw Nader atua como pianista, compositora, arranjadora e cantora. Sua atuação profissional se estende para produtora musical, professora e pesquisadora de música. Ela é idealizadora, arranjadora e cantora da Aurora Boreal Jazz Band, é mestre em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais e a criadora do curso “Música sem segredo”.
Ouça a rádio de Minas