Variedades

CURTAS DC MAIS | 26/05

CURTAS DC MAIS | 26/05
Crédito: Freepik

“Matriarca da Independência”

A imperatriz Leopoldina foi uma das pessoas mais influentes da independência do Brasil e é tema na Academia Mineira de Letras. Amanhã, o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, conduz a conversa “D. Leopoldina – A história não contada”, com o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti. Em formato de entrevista e transmitido pelo YouTube da AML, o público poderá conferir a exibição às 19h30. O conteúdo integra o projeto especial “22 entrevistas no Bicentenário da Independência”. Rezzutti narra a trajetória de vida da Princesa Leopoldina, a primeira esposa de Dom Pedro I. Da poderosa família austríaca dos Habsburgo (era filha do Imperador Francisco I), ela chegou ao Brasil em 1817. Uma das personalidades históricas mais atuantes e influentes no episódio do 7 de setembro no Brasil, Dona Leopoldina ficou conhecida como a “matriarca da Independência”.

Sempre um Papo

Hoje, às 19 horas, o Sempre um Papo recebe Silvana Gontijo, escritora, jornalista, especialista em midiaeducação e presidente da Instituição Planetapontocom para apresentar a sua mais recente inovação para a educação pública, “Cidades, Salvem Seus Rios!”. O programa da instituição é voltado para as escolas das redes públicas municipais. Além disso, vai falar sobre os seus diversos livros, entre eles, “A Turma do Planeta”. O evento terá mediação de Afonso Borges e vai acontecer no Instagram e Facebook do “Sempre Um Papo” e também pelo youtube com acesso pelo link. Silvana Gontijo é mais conhecida pelo seu trabalho como escritora e jornalista, mas, é também uma ativa produtora cultural, que reúne seus conhecimentos como redatora, roteirista, diretora de arte, desenhista industrial e cenógrafa para criar projetos que aliam cultura, educação, meio ambiente e entretenimento.

Vídeo do Pato Fu

Em 2021 o Pato Fu está celebrando sua discografia com posts dedicados a todas as suas canções, vídeos inéditos no YouTube e versões alternativas para 12 músicas nas plataformas de streaming. “O Filho Predileto de Rajneesh”, canção de autoria de Rubinho Troll e gravada originalmente pela banda Sexo Explícito, da qual John Ulhoa fez parte antes de criar o Pato Fu junto de Fernanda Takai e Ricardo Koctus. Com o Pato Fu, a música foi gravada pela primeira vez no álbum “Isopor”, lançado em 1999, segundo Disco de Ouro da banda. A música está disponível nas plataformas e agora ganhará clipe que reúne imagens da banda de 1999 até os shows mais recentes. O vídeo será lançado amanhã, logo após a live realizada pelo Fu Fan Club – primeiro fã clube do Pato Fu – e Dudu Marote, produtor dos álbuns “Televisão de Cachorro” (1988), “Isopor” (1999) e “Ruído Rosa” (2001), no instagram.com/fufanclubpatofuoficial, com início às 20h.

“Praça Sete Instrumental”

A contrabaixista Camila Rocha é a segunda convidada do projeto de música instrumental do Cine Theatro Brasil Vallourec, A transmissão do ‘Praça Sete Instrumental: de norte a sul, de leste a oeste’ será realizada amanhã, às 20h, no canal YouTube do Cine Brasil. Camila Rocha é bacharel em música popular com habilitação em contrabaixo pela UFMG. Em 2014, ganhou o prêmio Jovem Instrumentista do BDMG e, em 2018, foi premiada como Melhor Instrumentista da XVIII edição do BDMG Instrumental. Já tocou com músicos e artistas como Juarez Moreira, Chico Amaral, Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença, Morais Moreira, Mônica Salmaso, Toninho Horta, Ná Ozzetti e Titane, entre outros. Neste show, Camila apresenta um projeto próprio, com algumas composições autorais, além de releituras de grandes nomes, principalmente, da música brasileira. A contrabaixista será acompanhada por: Luadson Constancio (teclado), Lucas de Mello (guitarra) e Paulo Fróis (bateria).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Fora do Normal”

O Palácio das Artes completa, neste ano, cinco décadas. A série “Fora do Normal”, da Rede Minas, faz uma homenagem a esse ambiente de convivência múltipla artística, o jornalista Clóvis Ribeiro conversa com o regente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Silvio Viegas, e com a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras. O bate-papo resgata a história desse espaço até os dias de hoje, com a pandemia. A série “Fora do Normal” sobre o Palácio das Artes, com o programa Harmonia, vai ao ar hoje, às 20h30, pela Rede Minas. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas