Curtas DC Mais | 27/02

Posse na ACMinas
O empresário Aguinaldo Diniz Filho, eleito em dezembro para presidir a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), tomou posse na última segunda-feira em cerimônia realizada no Espaço Cultural Minas Tênis Clube, diante de uma plateia com mais de 600 convidados. Foram empossados também os vice-presidentes: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, Modesto Carvalho de Araujo Neto, Cledorvino Belini, Olavo Machado Júnior, Fábio Guerra Lages, Paulo Sérgio Ribeiro da Silva, Hudson Lídio de Navarro, Ruy Barbosa de Araújo Filho, José Anchieta da Silva, José Epiphânio Camillo dos Santos, Sérgio Bruno Zech Coelho, Wilson Nélio Brumer, Marcos Brafman e Wagner Furtado Veloso. O governador Romeu Zema fez ontem visita de cortesia ao presidente da ACMinas, Aguinaldo Diniz Filho.
Casa de Juscelino
Monumento mais visitado de Diamantina, a Casa de Juscelino, encerra as atividades por atraso no repasse de verbas do governo de Minas Gerais. A situação se agravou com o bloqueio do imóvel no Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais, pela Secretaria do Estado de Cultura, que impede a captação de recursos de convênios. O centro histórico funciona desde 1985, preservando a memória do Juscelino Kubitschek. A casa sem fins lucrativos foi lar do ex-presidente até os 19 anos e era administrada pelo amigo Serafim Jardim. O fechamento do museu-casa abala o turismo da cidade e representa o descaso com a história do País. Incomodado com a situação, Serafim está internado na Santa Casa de Diamantina.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Astronomia Política”
No início do século 20, a astronomia tinha papel fundamental na política pública, sendo ativa em missões como demarcação de fronteiras, instalação de linhas telegráficas, previsão meteorológica e até mesmo na delimitação do mapa da capital Brasília. A época também foi marcada por importantes eventos celestes: a passagem do Cometa Halley e vários eclipses. A relação da política com a ciência que estuda o universo pode ser vista na exposição que chega ao Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) por meio de uma parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), que fica no Rio de Janeiro. A mostra “Astronomia Política na Primeira República”: entre eclipses e cometas reúne uma seleção de charges publicadas em diferentes edições da revista “O Malho”.
“Bateria Arredondante”
O Carnaval é um movimento cultural popular que reflete a diversidade e a integração social. É uma festa feita pelo povo, e para todos, afinal, na avenida do samba, não há quem não possa brincar. A Skol abraçou a causa da acessibilidade com uma iniciativa inovadora que promete revelar novos talentos musicais e fazer um Carnaval ainda mais inclusivo em Belo Horizonte. Em parceria com o bloco Quando Come se Lambuza, a Skol desenvolveu a “Bateria Arredondante”, composta por cadeirantes. O grupo está sendo treinado por um percussionista e irá se apresentar no próximo sábado de Carnaval, junto com o desfile do bloco, em cima de uma plataforma móvel ou no asfalto dentro da corda bloco. Amanhã será realizado o ensaio geral do Quando Come Se Lambuza na quadra da Escola de Samba da Cidade Jardim, a partir das 20 horas.
Ouça a rádio de Minas