Variedades

CURTAS DC MAIS | 29/09

CURTAS DC MAIS | 29/09
Crédito: Freepik

FCS exibe “Marte Um”

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza hoje a sessão extra “Marte Um – Vamos juntos rumo ao Oscar”, no Cine Humberto Mauro. O filme dirigido por Gabriel Martins será exibido às 20h, com entrada gratuita, simultaneamente à projeção no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h, na bilheteria do Cine Humberto Mauro. As sessões buscam somar forças para a campanha da obra rumo ao Oscar 2023. O longa já passou por diversos festivais importantes, e é o primeiro filme mineiro a ser escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para concorrer a uma vaga na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional. A classificação indicativa da sessão é de 16 anos.  “Marte Um” acompanha o dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças.

Visita guiada à instalação “Movente”

Quem passeia ou se apressa pela entrada do Sesc Palladium é imediatamente transportado a uma incomum pausa absorta no meio do movimento incessante da região central de Belo Horizonte. A instalação “Movente”, da artista Sylvia Amélia, nos chama a atenção por ângulos distintos e ocupa diferentes espaços do Sesc Palladium, valendo-se de imagens que remetem a coletividade, a presença da natureza na cidade e a imaginação. A exposição será prorrogada por uma semana, e hoje, a partir das 19h contará com uma visita guiada pela artista, seguida de um bate papo com o artista e curador Marcelo Drummond, também professor da UFMG. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. O evento pretende aproximar o público visitante do processo de criação da obra, e proporcionar um momento de trocas a partir da mesma. A instalação “Movente” faz parte do projeto “Desvios”, do Sesc Palladium, que propõe a artistas da cidade a elaboração de trabalhos capazes de ressignificar o espaço cultural situado no coração de Belo Horizonte.

Celso Moreira e Mariana Nunes

O fim de setembro será marcado pelo show on-line do violonista, guitarrista, compositor e professor Celso Moreira, acompanhado pela cantora Mariana Nunes. A transmissão desse grande encontro musical ocorrerá no amanhã, às 19h, no canal de Celso Moreira no YouTube. O repertório é composto por músicas autorais de Celso Moreira, como “Meu bolero”, “Romântica”, “Choro para Alice” e “Lira do Bem Querer”, que serão interpretadas por Mariana Nunes. Celso Moreira e os músicos Christiano Caldas (teclados), Milton Ramos (baixo) e André Limão Queiroz (bateria) também vão apresentar clássicos de grandes compositores brasileiros, como Tom Jobim e Noel Rosa. Entre as canções estão: “Só danço samba”, “Palpite infeliz” e “Upa Neguinho”. O projeto inclui videoclipes de canções de Celso Moreira e uma série de lives shows, que vão ocorrer em diversos locais da capital mineira.

Obra de Maria Lúcia Mendes

O Sempre Um Papo recebe a professora e escritora Maria Lúcia Mendes para falar sobre o tema ”40 anos de Literatura – Poesia, Crônica e Conto”. A conversa será mediada pela jornalista Jozane Faleiro e acontece amanhã, às 19h, de forma on-line, com transmissão pelo YouTube do projeto. Maria Lúcia Mendes nasceu em Itaúna, em 6 de outubro de 1940. É professora universitária e iniciou na literatura em 1983, com a publicação do livro “Recado em Pedras e Pétalas”. Seu estilo simples e o cotidiano visto de modo singular lhe renderam êxito absoluto. Recebeu prêmios literários em concursos de âmbito nacional, como Prêmio Alessandro Cabassa, concedido pela União Brasileira de escritores, em 1996, pelo livro “O Cheiro da Maçã”. Em 40 anos na literatura publicou livros de poesia, crônicas e contos, e também literatura infantil, estão entre as suas obras os títulos “Miragem”, “A Guarda do Anjo”,  “Atalho”,  “Badra” e “A Borboleta Bombom”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Mês da Pessoa com Deficiência”

A Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design participa neste mês do “Setembro Verde – Mês da Pessoa com Deficiência”, uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de dar visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade. As atividades da Casa do Baile acontecem amanhã e são voltadas às pessoas com transtorno do espectro autista. Entre as atrações estão um encontro com autistas e suas famílias nos jardins da Casa do Baile, apresentações musicais, exibição de filme, além de uma exposição virtual em cartaz no auditório da Casa do Baile. Também haverá uma atividade especial em celebração do mês do orgulho surdo. Todas as ações são gratuitas. A programação completa das ações na Casa do Baile está disponível no Portal Belo Horizonte – portalbelohorizonte.com.br.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas