Defesa Civil de MG participa de projeto piloto para receber alertas em casos extremos

A Defesa Civil de Minas Gerais participou, nesse sábado (10), do primeiro teste do Defesa Civil Alerta, sistema lançado pelo governo federal para enviar alertas preventivos de desastres à população.
O projeto piloto foi implementado em Indianópolis, no Triângulo Mineiro, com a colaboração das Defesas Civis em níveis municipal, estadual e federal. Durante o teste, foi verificada a eficácia do sistema de alertas conhecido como “cell broadcast”.
Foram enviadas onze mensagens, a cada cinco minutos, para diversas cidades em sete estados. A primeira, com o texto “Alerta de emergência: extremo – Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência em Muçum/RS. Para mais informações, acesse o site Defesa Civil Alerta“, foi transmitida às 15 horas para o município de Muçum (RS). Em Minas, a mensagem foi enviada às 15h45.
Além da cidade mineira, participaram do teste as cidades de:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- Roca Sales (RS),
- Blumenau (SC),
- Gaspar (SC),
- Morretes (PR),
- União da Vitória (PR),
- São Sebastião (SP),
- Angra dos Reis (RJ),
- Petrópolis (RJ),
- Muçum (RS)
- e Cachoeiro do Itapemirim (ES).
Como funciona a ferramenta
Desenvolvida em parceria com a Anatel e as quatro principais operadoras de telefonia, a nova tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas com som e vibração, que se sobrepõem a qualquer outro conteúdo na tela do usuário em uma área de risco específica.
O alerta também funcionará em celulares no modo silencioso, garantindo que residentes e visitantes em áreas de risco, incluindo estrangeiros, recebam as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.
Assim, a Defesa Civil Estadual utiliza a Interface de Divulgação de Alertas Públicos para enviar mensagens aos celulares dentro da área de risco designada para o teste.
Os alertas têm duas classificações: extremo, para situações de urgência imediata, e severo, para urgências esperadas. As mensagens comunicarão desastres naturais ou provocados pelo homem, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), e trarão orientações para a população sobre como se proteger.
A população receberá os alertas automaticamente, sem necessidade de cadastro, em qualquer celular com tecnologia 4G ou 5G.
Esse tipo de alerta visa informar a população exclusivamente em casos de previsão de eventos extremos. A ferramenta complementará as outras formas de envio de alertas já utilizadas, como SMS, redes sociais e o site oficial.
(Com informações da Agência Minas e Agência Brasil)
Ouça a rádio de Minas