Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (21/12)!

Esculturas tridimensionais
O Centro Cultural UFMG convida o público para a abertura da exposição “Transfigurações”, do artista plástico José Amâncio de Carvalho, amanhã, às 19 horas. A mostra reúne uma série de esculturas tridimensionais e poderá ser vista até 4 de fevereiro de 2024. A entrada é gratuita e tem classificação. Em ‘Transfigurações’ José Amâncio de Carvalho expõe uma série de esculturas tridimensionais que satirizam figuras em transformações e em formatos estéticos de agrados visuais. “Seria uma poética do riso? Seria por acaso humor quixotesco? Ou uma construção de um mundo lúdico que agrada aos olhos e aos sentimentos daqueles que curtem as diferentes formas do fazer artes?”, questiona o artista. José Amâncio de Carvalho carrega uma bagagem com milhares de obras em sua trajetória artística, que estão espalhadas pelo Brasil e exterior. José Amâncio nasceu em Passa Tempo, no Sul de Minas, em 1946. Formou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG em 1974 e especializou-se em artes plásticas pela UFMG em 1982. Entre 1971 e 2007 recebeu seis prêmios de esculturas em salões nacionais e dois títulos de destaque das artes e escultor do ano.
Projeto Mesa Brasil Musical
O Mesa Brasil Musical, projeto que une música e solidariedade, encerrará sua temporada de 2023 com um show imperdível de Fafá de Belém. Hoje, às 20h30, a cantora e compositora paraense levará ao palco do Grande Teatro do Sesc Palladium o espetáculo «A filha do Brasil apresenta temas de novelas e sucessos». A quarta e última edição do projeto neste ano promete uma noite repleta de clássicos que marcaram novelas e outros sucessos consagrados de Fafá. A artista, que celebrou 48 anos de carreira em 2023, é uma das vozes mais marcantes da música brasileira. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos em troca de 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá), que serão destinados ao programa de combate à insegurança alimentar, Mesa Brasil Sesc. Nos últimos meses, o Mesa Brasil Musical promoveu apresentações memoráveis, começando por Teresa Cristina, que emocionou a plateia com “Teresinha: as canções que Bethânia me ensinou”. Em seguida, Maria Gadú trouxe o aclamado show “Quem sabe isso quer dizer amor”; e Diogo Nogueira homenageou os 45 anos do Clube do Samba em duas sessões lotadas. Todos os shows registraram a retirada total de ingressos, resultando na arrecadação de mais de 4 toneladas de alimentos,que serão distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Mesa Brasil Sesc.
Cinema nacional no Memorial Vale
A Cinemateca é Brasileira levará ao Memorial Vale, na Praça da Liberdade, títulos que perpassam momentos históricos e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de sua história. Hoje, às 16h será exibido o filme Macunaíma (1969) e, às 19h, Marte Um (2022). Esta última sessão será seguida de debate com acessibilidade em libras e a presença de alguns integrantes do elenco: Carlos Francisco, Rejane Farias e Cícero Lucas, assim como o diretor do filme, Gabriel Martins. A mediação será do professor Pedro Vaz Perez, coordenador do curso de cinema da PUC Minas. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados). Com o maior acervo audiovisual da América do Sul, a Cinemateca Brasileira está entre as maiores instituições do gênero no mundo. Sua coleção tem cerca de 40 mil títulos e mais de 1 milhão de documentos, entre cartazes, roteiros e livros, relativos à produção cinematográfica.
Turnê do Programa Arrumação
O programa Arrumação integra ações de difusão e valorização das culturas populares mineiras há 35 anos. Com apresentação do artista Saulo Laranjeira, o Arrumação traz um evento inédito que percorrerá três cidades de Minas Gerais com convidados muito especiais. A jardineirinha inicia sua viagem pelas estradas mineiras em Carbonita, hoje, a partir das 18h, na Praça da Matriz. Já amanhã, Pedra Azul, a cidade natal de Saulo Laranjeira, recebe o programa na praça pública. Fechando a turnê com chave de ouro, o Arrumação desembarca na capital mineira no Parque Lagoa do Nado a partir das 9h no dia 30 de dezembro. As atrações reúnem músicos do rock ao samba, com nomes como: Sérgio Santos, Mirianês Zabot, Rubinho do Vale, Saldanha Rolim, Banda Conecto Acid Jazz, Alexandre Da Mata & The Black Dogs, além das atrações locais para abrilhantar ainda mais esse o encontro. A principal missão do programa é celebrar a cultura regional mineira, na sua diversidade através de eventos e festejos tradicionais abertos ao público nas suas mais diversas vertentes, desde culturas populares, teatro, e música local, regional e nacional.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas