Variedades

“Do Mato à Mesa” e “Vai e Vem”: veja a agenda cultural desta quinta-feira (29/06)!

Confira a programação de eventos que o DIÁRIO DO COMÉRCIO separou e que vão acontecer na capital mineira!
“Do Mato à Mesa” e “Vai e Vem”: veja a agenda cultural desta quinta-feira (29/06)!
A primeira convidada do Sempre Um Papo será a escritora, professora e pesquisadora Maria Esther Maciel | Crédito: Arquivo Pessoal

Animais na literatura

O Sempre Um Papo inaugura um ciclo de debates virtuais com o patrocínio da Cemig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que têm o propósito de incentivar e valorizar escritores mineiros. A primeira convidada será a escritora, professora e pesquisadora Maria Esther Maciel. Ela participa do programa para lançar seu mais recente livro, “Animalidades: zooliteratura e os limites do humano”, que apresenta um estudo sobre a forma como os animais vem sendo retratados por escritores, ao longo dos séculos.

A conversa acontece sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro, hoje, às 19h, com exibição pelo YouTube do Sempre Um Papo. Maria Esther Maciel é uma das maiores autoridades, no Brasil e no mundo, quando o assunto é a relação entre literatura e animalidade. Finalista de importantes prêmios – como o Jabuti, São Paulo de Literatura e Oceanos -, a autora publica agora um livro que traz uma abrangente análise de obras clássicas e contemporâneas, com o propósito de ampliar o entendimento sobre as interações entre o ser humano e os animais.

Lançamento da Vai e Vem

Há um ano, o Centro Cultural Unimed-BH Minas inaugurou as suas salas de cinema. Desde março de 2022, foram exibidos cerca de 200 filmes para um público de 20 mil espectadores, além da realização de 13 mostras produzidas pelo Centro Cultural Unimed-BH Minas ou realizadas nas salas cedidas para as exibições.

Hoje, às 19h, em frente às salas de cinema, será lançada a primeira edição da publicação Vai e Vem, uma revista que conta com um apanhado crítico das mostras que contemplaram o Ciclo de Cinema Supergasbras, que contou com seis exibições temáticas especiais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A publicação conta com textos de Paulo Santos Lima, Renan Rovida, Pedro Pimenta, Carolina Santana, Iaci Carneiro, Paula Kimo, Gustavo Kattah de Lima, Julia Katharine, André Felix, Pérola Mathias, Maru, Gabriel Aquino, Luiz Pretti, Patrícia Bizzotto, João Dumans, entrevista de Martin Rejtman por Affonso Achoa, Leonardo Mouramateus, Nina Gazire, Gabriela Albuquerque, Lucas Barbi, Ricardo Aleixo, Letícia Marotta, Carol Macedo, Pedro Kallil, Elisângela Dantas, Evie Mota, Fabrício Cordeiro, Kênia Freitas, Lívia Cabrera, Luís Fernando Moura, Marcelo Cordero, Mardem Machado e Vitor Graize.

Cadeiras modernistas

O modernismo surgiu no Brasil como prenúncio de grandes transformações na sociedade e na cultura. Em sua nova exposição, a Casa Fiat de Cultura evidencia a expressão deste movimento no design, por meio de um histórico acervo de cadeiras provenientes de várias coleções privadas. “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” reúne 50 cadeiras assinadas por grandes nomes do design que criaram um novo valor estético para objetos do cotidiano.

Hoje, às 19h30, será realizado um bate-papo presencial com os curadores da exposição. As obras em exibição abrangem um recorte de 60 anos, entre as décadas de 1920 e 1980, e partem de um olhar inovador e moderno contrapondo-se ao academicismo e à estética que até então vigorava no país, de influência europeia. A mostra, que fica em cartaz até 27 de agosto de 2023, com entrada gratuita, faz parte das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e é realizada em parceria com o “Museu da Cadeira Brasileira – MuC” e o evento cultural “Modernos Eternos BH – 2023”.

“Do Mato à Mesa”

Hoje, às 14h, no auditório do Cresan Mercado da Lagoinha, em Belo Horizonte, a produtora Espinha de Bacalhau em parceria com o Instituto Periférico lançam o documentário “Do Mato à Mesa”, curta-metragem que aborda a importância do uso das plantas alimentícias não convencionais (Panc) na cozinha mineira e seu uso em receitas tradicionais e contemporâneas produzidas em regiões de Minas Gerais. Durante o lançamento, haverá exibição do filme e roda de conversa sobre o uso e resgate das Plantas Alimentícias Não Convencionais.

O documentário aborda o tema da diversidade de produtos que construíram a cultura gastronômica do Estado, tratando de uma tradição que vem sendo resgatada em Minas Gerais: o uso das Panc. E também traz depoimentos de personagens de gerações diversas e regiões distintas, vivenciadores da culinária mineira, mais especificamente do uso e pesquisa de plantas que fizeram parte das hortas tradicionais em regiões do Estado e que estão reemergindo no contexto contemporâneo.

“SerTão Flamenco”

O show “SerTão Flamenco”, da Cia de Dança Pátio Flamenco é a atração do projeto Zás desta semana. A apresentação será realizada hoje, às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

No espetáculo, o público verá uma fusão das culturas sertaneja e flamenca, em uma apresentação alegre e contagiante, com trilha tocada ao vivo. “SerTão Flamenco” tem Elisa Pires na direção, coreografia e atuando; Fernando de Marilia na guitarra e no canto flamenco; e as bailarinas Ana Pires, Dany Vasconcelos, Danubia Silveira, Elisa Melillo, Juliana Pires, Van Royo, Willyane Albuquerque e Yara Royo atuando.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas