Variedades

Elas Festival fortalece conexão entre mulheres de áreas diversas neste fim de semana em BH

Tema deste ano é “As mulheres são como as águas, crescem quando se encontram”
Elas Festival fortalece conexão entre mulheres de áreas diversas neste fim de semana em BH
Adriana Ferreira, do Instituto Menopausa Feliz, é curadora e vai mediar conversa “Papo com Elas” | Foto: Divulgação Malcom X Mohammed

A Funarte MG, na capital mineira, se prepara para receber a 6ª edição do Elas Festival neste sábado (13), evento que reúne a produção de arte e cultura de mulheres e LGBTQIA+ de Minas Gerais e outros estados. O público vai ter acesso a shows, oficinas, mostras de economia criativa e artes visuais, exposição de fotografia, exibição de curtas-metragens para crianças e adultos, além do Bar Yanã, com comes e bebes, na área externa da Funarte. Na roda de conversa “Papo com Elas”, especialistas vão debater sobre menopausa, autocuidado e saúde da mulher, com curadoria e mediação de Adriana Ferreira, do Instituto Menopausa Feliz.

O tema do Elas Festival deste ano é “As mulheres são como as águas, crescem quando se encontram”. A proposta explora a ideia de que mulheres, em suas singularidades e coletividades, movimentam-se como águas – flexíveis e potentes -, capazes de transformar os espaços por onde passam. O festival foi criado em 2019 pela produtora cultural Ana Linares e a gestora Luiza Firmato, com o propósito de incentivar as diferentes vertentes da economia criativa, com foco na cadeia produtiva cultural feminina. Agora, na 6ª edição, elas celebram a iniciativa que já faz parte do calendário da cidade. “Realizar a sexta edição do Elas Festival significa caminhar com resiliência. Nesses últimos anos de história, colaboramos com a criação de redes, comunidades e geramos trabalho e renda para diferentes setores da cadeia produtiva da cultura. Por essas razões, nos alegramos em poder entregar a BH mais um evento pensado e executado pelas mãos de várias mulheres nas diferentes linguagens”, diz Luiza Firmato.

Ingressos

Os ingressos estão à venda a preços populares por R$10 e R$5 (meia) pela plataforma Sympla. Pessoas 60+ não pagam, mas precisam retirar o ingresso gratuito pela plataforma para garantir a entrada. Na portaria do evento também serão arrecadados absorventes e itens de higiene pessoal para doação para o projeto artístico e sociocultural Yo Soy Sangria, o que garante o pagamento da meia-entrada.

Programação

Com uma curadoria que aposta mais uma vez na diversidade neste ano, o festival parte de temáticas variadas em torno da produção artística e cultural, saúde da mulher e a economia criativa protagonizada por mulheres.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entre os destaques, está o “Papo com Elas”, que traz a menopausa para o centro do diálogo. Segundo a curadora e mediadora Adriana Ferreira, presidente do Instituto Menopausa Feliz e conhecida por introduzir o debate em 24 assembleias do País, o tema será abordado com leveza e muita conexão: “Estamos levando o MenoEmPauta para o Festival: um encontro que já acontece todo ano, em Belo Horizonte, com médicos especialistas em menopausa. Queremos mostrar que essa fase pode ser cheia de potência, saúde e novas possibilidades”, comenta a mediadora.

Os shows são outro momento bastante esperado do Elas Festival e que, nesta edição, abrangem diferentes estilos da cena mineira. Ao longo do evento, as mostras de fotografia e artes visuais estarão abertas à visitação nos galpões da Funarte MG (rua Januária, 68- Centro), além da Mostra de Curta-Metragens, que reúne 17 produções dirigidas por mulheres, para públicos de todas as idades com até 15 minutos de duração.

O Elas Festival é patrocinado pelo BS2 com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e tem apoio do Programa Funarte Aberta 2025. A programação completa pode ser conferida no Instagram do festival: @elasfestival.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas