Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais reúne crianças neste sábado (1º)

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – e a Loja Bem Mineiro, que ficam na Praça da Liberdade, apresentam a nova edição do EncontriMM – Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais. Neste sábado (1º/2), das 13h às 17h, os visitantes poderão participar de oficinas e atividades relacionadas aos processos de lapidação de gemas e minerais, realizar tour virtual 3D na Gruta do Maquiné, visitar a exposição Luzes na Escuridão e interagir com jovens colecionadores, que apresentam suas coleções particulares para o público. A entrada é gratuita.
A procura por uma nova pedrinha sempre se transforma em uma verdadeira aventura em busca do “novo”. Seja pela forma, cores, texturas ou pelo brilho, esses pequenos fragmentos de tempo, moldados pelo capricho da natureza, são importantes elementos nas brincadeiras e construções do imaginário infantil. São músicas e brincadeiras que colocam as pedras, metais e gemas preciosas em destaque. Não por acaso, o hábito de colecionar pedrinhas se tornou uma atividade comum na vida de muitas crianças.
O Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais teve sua origem com a reunião de quatro crianças, em meados de 2016, na loja Bem Mineiro, no MM Gerdau. A loja era o ponto de encontro desse grupo que, para além dos adultos, conseguia atrair o interesse de crianças que se encantavam com o universo mineral das exposições do museu e dos produtos ali vendidos.
Integrando a programação fixa do MM Gerdau, já existia naquele tempo o Encontro de Colecionadores de Minerais, evento que reúne os principais colecionadores de Minas Gerais e do país. Com a proximidade e curiosidade das crianças, os colecionadores mais velhos começaram a apadrinhar e criar laços com os mirins.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Uma dessas crianças foi o Vitor de Carvalho Maia, de 19 anos, que logo se tornou a principal referência para os jovens colecionadores. Em 2019, no auge de seus 9, 10 anos, ele montou um grupo de WhatsApp com outras crianças interessadas nos encontros, tendo o museu e a loja como principal ponto de diálogo e trocas entre elas. “Encontros como esse me motivaram, inclusive, na escolha da minha profissão. Hoje estou no curso de Geologia, na UFMG”, conta, orgulhoso.
Não demorou para que o encontro entre os mirins fosse institucionalizado e passasse a contar com um evento próprio na grade da programação cultural e científica do MM Gerdau, em ação dedicada para o público infantil. Com o tempo, o grupo foi sendo consolidado e conta atualmente com cerca de 50 pais e responsáveis de crianças cadastradas. Desses, cerca de 25 jovens são frequentemente ativos nos encontros.
EncontriMM 2025
Data: 1º/2 (sábado)
Hora: 13h às 17h
Local: Museu MM Gerdau – Prédio Rosa – Praça da Liberdade – BH
Mais informações: www.mmgerdau.com.br
Ouça a rádio de Minas