Variedades

Fachada do Teatro Marília ganha iluminação

Fachada do Teatro Marília ganha iluminação
Foto: Ricardo Laf

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura inauguraram nova iluminação e letreiro na fachada do Teatro Marília. A novidade acompanha a reabertura do equipamento com espetáculos com a presença de público, que já estão ocorrendo desde o início do mês, seguindo todos os protocolos vigentes na cidade em prevenção ao contágio pela Covid-19.

O objetivo da mudança é resgatar a memória urbana da arquitetura de um dos primeiros teatros da capital mineira, localizado na avenida Alfredo Balena, 586, bairro Santa Efigênia. A proposta realça a fachada do equipamento cultural, facilitando sua identificação para quem passa pela área hospitalar de Belo Horizonte, onde está situado, além de trazer mais segurança e conforto para o público frequentador do espaço.

O projeto luminotécnico é assinado pela arquiteta Michelle Ziade, que teve como proposta resgatar o layout da construção na década de 1960, a partir de um registro fotográfico histórico do teatro. Além da instalação de novo letreiro em aço inox retro iluminado, também foi feita a instalação de uma nova iluminação na fachada, na vitrine e no corredor de acesso ao CRDançaBH – espaço público de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança de Belo Horizonte, o CRDançaBH tem como objetivo promover as artes do movimento e manifestações das diversas danças, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática.

A secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, ressalta que a iniciativa integra as ações de políticas públicas desenvolvidas para o fortalecimento do setor. “As novas iluminações e letreiro do teatro revivem uma memória afetiva da cidade e dão continuidade à requalificação dos teatros públicos municipais, trabalho que foi iniciado pela Prefeitura em 2018, com aquisição de equipamentos técnicos e a implementação de bilheterias eletrônicas nesses equipamentos, o que já está em pleno funcionamento, permitindo ao público a compra de ingressos pela internet”, detalha.

A secretária chama atenção, ainda, para a recente implementação do CRDançaBH. “O Teatro Marília passou a abrigar o CRDançaBH – Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte, funcionando como um espaço de referência e fomento à dança na nossa cidade, que esperamos que possa gradualmente ampliar suas atividades presenciais, acompanhando a retomada do setor cultural na nossa cidade”, destaca.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas