FDC lança centro social em 8 de outubro
Consciente de seu papel de ser útil à sociedade e de seu compromisso com o desenvolvimento e inclusão social por meio da educação como um agente transformador, a Fundação Dom Cabral, 9ª melhor escola de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico “Financial Times” (edição 2020), lança o Centro Social Cardeal Dom Serafim, dia 8 de outubro, data que marca o aniversário de 1 ano de seu falecimento.
O Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, empreendedores da base da pirâmide, gestores de organizações sociais e as próprias organizações sociais, por meio do desenvolvimento e capacitação, além de um programa de bolsa de estudos.
O Centro irá atuar prioritariamente em três dimensões: desenvolvimento do empreendedor de baixa renda; desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade; e desenvolvimento das organizações sociais.
O Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo é fundador da FDC e é patrono da instituição. Sua figura é a inspiração para a iniciativa que nasce com a incorporação da Fundação José Fernandes de Araújo pela FDC. A Fundação José Fernandes de Araújo apoia, há 40 anos, a educação de jovens.
Este ano, foram concedidas 88 bolsas de estudo para graduação para jovens em situação de vulnerabilidade social pela, então, Fundação José Fernandes de Araújo, em instituições como a PUC Minas e Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
“Acolher o legado de Dom Serafim com a vinda da Fundação José Fernandes de Araújo para o âmbito da FDC, e impulsionar este legado com a criação do Centro Social é um momento de alegria, pois vem ao encontro da missão da FDC em contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva e próspera. A FDC está reestruturando sua atuação social, pois entende que neste momento, mais do que nunca, temos necessidade de olhar para a base da pirâmide social, e para isso vamos ampliar nossa atuação para esta parcela da sociedade brasileira”, afirma Emerson de Almeida, cofundador e presidente da Diretoria Estatutária da FDC.
Fundação – A Fundação Dom Cabral é uma das dez melhores escolas de negócios do mundo, segundo ranking de educação executiva do jornal britânico “Financial Times”. Em 2019 figurou no ranking como a melhor escola de negócios da América Latina e a melhor do Brasil pelo 14º ano consecutivo. Atua há mais de 40 anos com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Em 2019, mais de 20 mil executivos e gestores de organizações públicas e de empresas de pequeno, médio e grande portes privadas do Brasil e de vários países participaram dos programas da FDC. A instituição tem unidades próprias em Nova Lima (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) e, por meio de seus 27 associados regionais, está presente em quase todos os estados do País.
No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, empreendedores sociais, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance de resultados pretendidos por estas entidades. Entre suas principais preocupações, está o paradoxo que hoje as empresas enfrentam entre prosperidade e progresso social.
Ouça a rádio de Minas