Variedades

Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha completa 25 anos com programação especial na UFMG

24ª edição será realizada de 5 a 10 de maio; edição de aniversário reúne cerca de 100 artesãos e promove programação cultural
Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha completa 25 anos com programação especial na UFMG
Créditos: Tati Motta

A 24ª edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, começa nesta segunda-feira (5), na Praça de Serviços do campus Pampulha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O evento, que vai até o próximo sábado (10), celebra 25 anos de existência com uma programação especial, homenagens e a participação de cerca de 100 artesãos vindos de 27 municípios da região Nordeste do Estado.

Considera um espaço nacional importante de comercialização para os artesãos do Jequitinhonha, a feira é uma iniciativa da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, por meio do Programa Polo de Integração da universidade no Vale do Jequitinhonha. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Nesta edição comemorativa, a feira presta homenagem aos mestres de ofício Gerado da Viola (Capelinha) e Gilson Alves Menezes (Itaobim), às ex-coordenadoras Márcia Fonseca Rocha, Terezinha Furiati e Cida Moura, além da atual coordenadora do Polo de Integração, Maria das Dores Nogueira.

Além da vasta produção artesanal – que inclui peças em cerâmica, tecelagem, bordado, madeira e palha – também estarão disponíveis produtos da agricultura familiar da região. A expectativa é de que cerca de 20 mil visitantes passem pela feira ao longo dos seis dias.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Produtor cultural e coordenador do evento desde 2019, Sérgio Diniz afirma que “a comemoração do aniversário é uma oportunidade de contar a história desse projeto tão importante para os artesãos do Vale e a comunidade da UFMG, e reunir pessoas que estiveram à frente do evento ao longo dos anos”.

“A própria programação cultural foi pensada de forma a reunir espetáculos que falassem de histórias de vida, de trajetórias”, completa.

Programação Cultural

A feira contará com atrações culturais diárias, sempre às 12h30, na tenda montada na Praça de Serviços, do campus Pampulha. A programação começa nesta segunda (5) com o cantor João de Ana, de Pedra Azul, que apresenta o show do seu álbum de estreia, Dignidade. Na terça (6), a Insensata Cia de Teatro encena Chuá, espetáculo que mistura memórias e tradições por meio da narrativa de quatro lavadeiras.

Na quarta-feira (7), o grupo de dança folclórica Sarandeiros se apresenta e participará das homenagens aos artesãos e ex-coordenadoras. Também será realizado o lançamento dos livros Trilhos Arrancados, de Marcello Giffoni, e Estrada Natural, de Emerson Penha.

Na quinta-feira (8), é a vez da atriz, palhaça e cordelista Bianca Freire apresentar 3 Contos de Amor, espetáculo que une memórias familiares e tradições nordestinas. Encerrando a programação na sexta-feira (9), a cantora Neltinha Oliveira, de Turmalina, interpreta músicas sertanejas, caipiras e cantigas de roda.

25 anos de valorização da arte do Jequitinhonha 

A Feira do Jequitinhonha nasceu em 2000, como parte da Semana do Conhecimento da UFMG. No ano seguinte, passou a ser realizada na semana que antecede o Dia das Mães, buscando maior visibilidade e impacto comercial. Desde então, consolidou-se como uma ponte entre o saber acadêmico e a sabedoria popular, promovendo geração de renda e valorização cultural.

A coordenadora da feira entre 2001 e 2008, Márcia Fonseca Rocha, relembra que “coordenar a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha durante suas primeiras edições foi uma experiência riquíssima”.

“O artesanato é o resultado de um trabalho de pessoas sensíveis e criativas. Muito mais do que expor e vender os mais variados tipos de artesanato, gerando renda para as famílias do Vale, a Feira se tornou um espaço de troca entre o conhecimento acadêmico e a sabedoria popular”, diz.

Durante os anos de pandemia (2020 e 2021), a feira ocorreu de forma virtual. Em 2022 e 2024, edições foram realizadas em setembro por motivos logísticos e institucionais. Em 2023, retornou ao formato tradicional de maio, mês em que volta a ser celebrada em 2025.

“Compreendo a Feira como uma verdadeira tecnologia social. Um espaço onde se articulam dimensões simbólicas e práticas: valores comunitários, metodologias tradicionais, processos de resolução de problemas e formas plurais de pertencimento e expressão. É um território de circulação de saberes orientados ao bem comum, que reafirma, ano após ano, a vitalidade e a importância da arte popular como instrumento de transformação” afirma Cida Moura, que coordenou a feira em 2017 e 2018.

Serviço 24ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG

Data: 5 a 10 de maio
Local: Praça de Serviços do campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, BH)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 14h

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas