Saiba o que abre e fecha neste 15 de novembro em BH
Nesta sexta-feira, 15 de novembro, o Brasil celebra o feriado da Proclamação da República, data que marca o fim da monarquia como forma de governo e o estabelecimento da república no território brasileiro.
Durante o feriado nacional, os serviços essenciais e os estabelecimentos comerciais podem ter horários de funcionamento alterados para atender as demandas da população.
Para quem vai ficar em BH durante o feriado, o Diário do Comércio elaborou uma lista com o que abre e fecha na capital mineira.
Comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) informou que o comércio na Capital poderá funcionar sem restrições durante o feriado de Proclamação da República, desde que siga a legislação vigente e cumpra as normas firmadas, como:
- expediente com duração de oito horas e no mínimo uma hora de intervalo para os colaboradores;
- considerar a jornada de hora extra com acréscimo de 70%;
- oferecer vale-transporte a mão-de-obra empregada;
- em até 75 dias após o mês da data comemorativa, o comerciante deverá marcar uma folga para os funcionários, que não seja em outro feriado ou nos dias de repouso semanal remunerado;
- caso a regra seja desrespeitada, o trabalhador poderá requisitar pagamentos de horas extras com adicional de 100% no valor de salário-hora estabelecido;
- o empreendedor deve pagar R$ 44,00 para a alimentação, sem desconto do salário do empregado, que deve ser pago até o quinto dia útil do mês seguinte ao feriado;
Supermercados
Segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis), os estabelecimentos do setor poderão operar normalmente durante o feriado na capital mineira e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Contudo, as CCTs firmadas com normas diferentes, podem prever o fechamento dos supermercados nas cidades do interior.
Shoppings
Os shoppings da rede Multiplan, BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, funcionarão com horário especial no dia 15 de novembro. Os quiosques e lojas estarão abertos das 14h as 20h, já as praças de alimentação recebem o público das 10h as 22h. Os cinemas vão funcionar mediante a programação disponível para o dia.
Serviços públicos de Belo Horizonte
Limpeza urbana e coleta de lixo
Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o recolhimento do lixo na Capital será realizado no feriado, porém, a coleta seletiva estará suspensa na data. Já as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), têm atendimento normal.
Transporte público
Para quem precisar utilizar o transporte coletivo no dia da Proclamação da República em BH, os ônibus vão operar com quadro de horários de feriado.
- O quadro de horários pode ser consultado no site da BHTrans.
Saúde
A Central de Internação (Cint), os Centros de Referência em Saúde Mental, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), o Samu, o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionarão por 24 horas durante o feriado.
As unidades da Hemominas no Estado estarão fechadas nesta sexta-feira, em virtude do feriado. Porém, neste sábado (16), o hemocentro de Belo Horizonte, Juiz de Fora, na Zona da Mata, Uberaba, no Alto Paranaíba, e o posto de coleta Júlia Kubitschek, no Barreiro, estarão abertos das 7h as 12h. O atendimento será normalizado em todos os pontos no dia 18 de novembro.
Parques
Estarão fechados no dia 15 de novembro, os parques: Bandeirante Silva Ortiz; Jardim das Nascentes; Marcus Pereira Mello; Alexander Brandt; Conjunto Estrela Dalva; e o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado.
Ouça a rádio de Minas