Festa Portuguesa terá edição virtual

A tradicional Festa Portuguesa terá sua 10ª edição celebrada em formato virtual e será chamada de Semana Portuguesa, com seis dias de programação para conhecer e apreciar a cultura luso-brasileira. Entre 23 e 28 de agosto de 2021, o público confere mais de 20 atrações que envolvem shows, lives gastronômicas, menus especiais em 12 restaurantes, palestras, rodadas de negócio e muito mais.
Para o vice-presidente da Câmara Portuguesa, Carlos Alberto Lopes, essa foi a forma ideal para a realização do evento, já que ainda não é possível celebrar com a grande festa que todos gostam tanto. “Diante da pandemia de Coronavírus, aglomerar não é uma possibilidade. Esperamos em 2022 retomar o convívio presencial, mas até lá festejaremos a amizade entre Portugal, Minas Gerais e o Brasil como um todo de maneira virtual, com cuidado, responsabilidade, sem deixar de viver bons momentos”, completa.
Em uma plataforma digital completa, será possível conferir lives gastronômicas com chefs mineiros e portugueses e apresentações culturais com destaque para grupos de danças folclóricas portuguesas, fados, músicas tradicionais e shows com artistas de Portugal e de Minas Gerais.
Além disso, haverá palestras on-line sobre as potencialidades de negócios entre Belo Horizonte, Minas Gerais e Portugal e rodadas de negócio virtuais.
Para extrapolar as telas e ter uma experiência ainda mais completa da cultura e da gastronomia portuguesa, haverá almoços e jantares pagos que podem ser apreciados em restaurantes portugueses participantes de Belo Horizonte, além de Nova Lima, Varginha e Rio de Janeiro. É possível também pedir delivery para curtir a Festa Portuguesa em casa.
Além disso, também há degustação de vinhos, harmonização de queijos mineiros com vinhos portugueses e cervejas artesanais e lives exclusivas com chefs renomados.
A Festa Portuguesa 2021 é realizada pela Câmara Portuguesa em Minas Gerais, com correalização do Consulado de Portugal, Centro da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB)
A Festa Portuguesa de Belo Horizonte teve a sua primeira edição em 2011 e se tornou um dos melhores eventos de rua de BH em celebração de países que compõem a identidade da cidade e do estado. O objetivo do evento é promover a integração das comunidades luso e luso-descendentes com os belo-horizontinos, numa celebração da herança cultural mais forte dos mineiros.
No último ano, o evento não foi realizado em virtude da pandemia de coronavírus. A edição em 2021, mesmo em formato virtual, promete matar a saudade do evento e celebrar a união entre as culturas.
Ouça a rádio de Minas