Variedades

Festival DoutroLado retorna a BH com cinema periférico e programação gratuita

Em sua segunda edição, DoutroLado procura obras que retratam todo o cotidiano vivido dentro das periferias brasileiras, e vai premiar participantes com um total de R$ 21 mil
Festival DoutroLado retorna a BH com cinema periférico e programação gratuita
Foto: Banco de imagens Pexels

Após o sucesso da primeira edição em 2023, o Festival DoutroLado prepara sua volta a Belo Horizonte com uma nova leva de filmes e ações culturais. Entre os dias 1º e 6 de abril, o evento promoverá a exibição de 20 produções audiovisuais nacionais em salas de cinema itinerantes espalhadas por cinco pontos distintos da capital mineira. Toda a programação é gratuita.

A proposta do festival é valorizar o cinema nacional com foco na representatividade das periferias brasileiras. Este ano, a curadoria selecionou quatro longas-metragens, quatro médias e oito curtas, produzidos por cineastas de diversas regiões do País. As obras serão exibidas no Centro Cultural Padre Eustáquio, Centro Cultural Venda Nova, Usina de Cultura, Pista de Skate do Barreiro e no tradicional Cine Theatro Brasil Vallourec.

A iniciativa também vai premiar os participantes com um total de R$ 21 mil em reconhecimento às produções selecionadas.

Para o diretor da Encruza Produções, Vitor Gonzaga, empresa responsável pela curadoria e produção do evento, o objetivo é valorizar o cinema nacional através da captação de artistas de todos os cantos do país.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Na primeira edição, tivemos a alegria de encontrar trabalhos independentes de todo o Brasil. Isso foi muito bacana porque nos deu a oportunidade para nos enriquecermos com a diversidade que o nosso povo traz consigo. Vou muito motivacional contar história e apresentar artistas tão singulares que acabam se conectando pelo único propósito que é encantar através do cinema. Esperamos que neste ano seja idêntico”, estima Vitor.

Além das exibições, o DoutroLado oferecerá oficinas de fotografia e audiovisua, voltadas para o público em geral e com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência.

O festival é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com patrocínio da empresa Hexagon.

Cinema na rua

A segunda edição do DoutroLado se consolida como um festival audiovisual periférico que aposta no espaço público como palco para o cinema nacional. Quatro territórios centrais em Belo Horizonte receberão as mostras:

  • Pista de Skate do Viaduto Santa Tereza,
  • Centro Cultural Venda Nova,
  • Centro Cultural Favela Bela
  • e Centro Cultural Padre Eustáquio.

“O festival surge com a premissa de exibir produções audiovisuais de artistas das diferentes regiões do País, buscando evidenciar a diversidade cultural e de pautas. Estimamos que ao menos quatro mil pessoas possam desfrutar dessa oportunidade”, conclui Gonzaga.

Programação

  • 01/04, 18h30
    Centro Cultural Padre Eustáquio -R. Jacutinga, 550
  • 02/04, 18h
    Pista de Skate do Barreiro – avenida Afonso Vaz de Melo, S/N (1001)
  • 03/04, 18h
    Centro Cultural Usina de Cultura – rua Dom Cabral, 765 – Ipiranga
  • 04/04, 18h
    Centro Cultural Venda Nova – rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários
  • Encerramento – 06/04, horário sob consulta
    Cine Theatro Brasil Vallourec
    avenida Amazonas, 315 – Centro

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas