Variedades

Festival da Goiaba é atração em Rio Acima

Evento vai até domingo (7) e contará com barracas da fruta in natura, de doces, licores, bolos, geleias, sorvetes e até ketchup feitos com goiaba
Festival da Goiaba é atração em Rio Acima
Crédito: Vila Santeiro / Prefeitura de Rio Acima

Rio Acima promove até este domingo (7) mais uma edição do Festival da Goiaba. Conhecida pelas suas belas cachoeiras, a cidade, que fica a apenas 39 quilômetros de Belo Horizonte, espera receber 40 mil pessoas na praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos, em quatro dias de festa. O evento começou na quinta-feira (4). No local, serão instaladas 50 barracas da fruta in natura, de doces, licores, bolos, geleias, sorvetes e até ketchup feitos com goiaba, além de cervejas e muito artesanato. Haverá também aulas show de gastronomia e o concurso “Goiaba, Sabores e Aromas”, que irá eleger os melhores doces, salgados e bebidas feitos com o ingrediente principal: a goiaba. O público também poderá curtir shows gratuitos de músicos como Os Baianeiros e a dupla Alan e a Alex, e também a dupla Cezar Menotti e Fabiano, que encerra a programação no domingo.

A secretária municipal de Turismo e Cultura de Rio Acima, Patrícia Pimenta, disse que as goiabeiras são nativas nas matas da região, sendo cultivadas também por agricultores familiares. Não existem plantações grandes. Trata-se de uma cultura alimentar do município. O fruto orgânico é colhido nos campos e utilizados há anos pelas famílias para a produção de doces. “São receitas passadas de geração em geração. Os principais produtos são a goiabada cascão e em compota e os licores”, conta a secretária, que faz parte de uma família de produtores da cidade.

Patrícia Pimenta acredita que o festival, além de estimular o turismo no município, vai criar um ambiente para o maior reconhecimento da gastronomia local. “O nosso doce de goiaba tem o registro de bem material no município. Queremos agora o reconhecimento pelo Estado. É preciso promover um ambiente de negócios e levar o produtor a reconhecer a sua importância”, diz a secretária, lembrando que, para isso, a prefeitura desenvolve o Programa Rio Acima Produz, em que estão cadastrados 79 produtores de goiabas.

A expectativa é de que o Festival da Goiaba deste ano consiga gerar mais de 200 empregos temporários diretos e o retorno seja de cerca de R$ 6 milhões deixados na cidade pelos participantes da festa, com movimentação do comércio, dos serviços de turismo e lazer, além dos hotéis. Durante o festival, a Prefeitura de Rio Acima promoverá também uma ação de valorização do meio ambiente e da sustentabilidade, com a distribuição de duas mil mudas de goiabeira, ajudando a promover a manutenção da flora ribeirinha e a continuidade de alta produtividade do fruto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Encantos da cidade

Além de curtir o Festival da Goiaba, o visitante poderá conferir os encantos de Rio Acima. Entre o turismo, a gastronomia e a cultura, a cidade é famosa pelas cachoeiras e nascentes, com destaque para a Cachoeira Dona Chica, a Cachoeira do Índio e a Cachoeira do Viana. Daí o carinhoso apelido de “Cidades das Águas”.

São 84 cachoeiras conhecidas que formam a grande “caixa d’água” da região metropolitana de BH. A praça onde irá acontecer o festival abriga uma cascata artificial que representa as cachoeiras da cidade, sendo um ponto turístico de Rio Acima. A cidade integra o circuito Estrada Real por meio do trajeto que liga Santa Bárbara e Ouro Preto.

Além disso, 100% do território da cidade está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA Sul), que comporta 14 municípios da Grande BH, um verdadeiro reduto de educação, preservação e proteção ambiental.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas