Festival Uai Wine leva vinhos mineiros ao Palácio da Liberdade com entrada gratuita

O histórico Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, será palco do Festival Uai Wine, de 28 a 31 de agosto. O evento inédito busca reposicionar o vinho mineiro no cenário nacional da enogastronomia. Com entrada gratuita, o festival reunirá mais de 20 vinícolas de diversas regiões de Minas Gerais e oferecerá ao público experiências que unem capacitação técnica, cultura, música, gastronomia e, claro, degustações de vinhos locais.
A iniciativa é da TV Sim Brasil e da Plataforma Cultural TV Sim, com apresentação da Cemig e do governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A proposta é mais do que uma celebração: trata-se de uma plataforma de valorização da vitivinicultura mineira, integrando identidade cultural, economia criativa e turismo.
“O festival foi idealizado para fomentar a cadeia produtiva dos vinhos como um todo, levando mais
conhecimento técnico aos produtores, contribuindo para a formação de público para as vinícolas e seus
rótulos, e ainda criando desejo pelas rotas de turismo enogastronômico em Minas Gerais. Vamos
reforçar o vinho feito no Estado como mais um patrimônio imaterial e símbolo de mineiridade, fomentar
práticas sustentáveis e colaborativas, além de oferecer experiências autênticas ao público”, afirma o idealizador do Uai Wine, Bosco Ladeira.
Dois formatos em quatro dias de programação
Nos dias 28 e 29 de agosto (quarta e quinta-feira), a programação será dividida entre atividades técnicas durante o dia, voltadas a vinicultores, sommeliers, técnicos, pesquisadores e agentes de turismo, e atrações abertas ao público no período da noite, com feira de vinhos e gastronomia.
Durante as manhãs e tardes desses dois dias, especialistas e profissionais da cadeia do vinho participarão de palestras, workshops e uma feira especializada, com foco na qualificação e estruturação do setor. Minas Gerais já é referência nacional por inovações como a poda invertida, que permite a produção de vinhos finos em regiões de clima quente, e o festival quer dar ainda mais visibilidade a esses avanços.
Já nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), o evento será totalmente voltado ao público geral, com feira de vinícolas, degustações, cozinhas-show, apresentações musicais e experiências enogastronômicas que harmonizam vinhos com a rica culinária mineira. Tudo com acesso gratuito, mediante retirada de ingressos no Sympla.
Música, história e enogastronomia
Um dos destaques da programação artística será o show “Gabriel Guedes & Convidados – Tributo ao Clube da Esquina”. Filho de Beto Guedes, Gabriel sobe ao palco ao lado de nomes como Wilson Lopes (guitarrista de Milton Nascimento), Tiago Araújo (baixista) e o pianista italiano Lucas De Moro. O espetáculo promete homenagear o icônico movimento musical mineiro com interpretações emocionantes e cheias de memórias afetivas.
A escolha do Palácio da Liberdade como sede do festival também carrega um forte simbolismo. Antiga sede do Governo de Minas, o local será completamente ocupado por atrações externas e internas. “A escolha do Palácio é uma forma de unir tradição e inovação. É ali que a história política do Estado se encontra com o futuro do nosso vinho”, completa Bosco.
Serviço
Festival Uai Wine
Local: Palácio da Liberdade – Praça da Liberdade, s/n – Belo Horizonte (MG)
28 e 29 de agosto
- 9h às 18h – Programação técnica para profissionais do setor
- 18h às 22h – Programação aberta ao público
30 e 31 de agosto
- das 12h às 22h – Programação aberta ao público
Ouça a rádio de Minas