Variedades

Grupo de dança explora improvisação

Grupo de dança explora improvisação
#DC Mais | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

O Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza o projeto “Cartografias – improvisação – encontro – virtualidades”, com quatro apresentações de um espetáculo de improvisação construído a partir da investigação de novas formas de territorialidade; intercâmbio com 18 artistas convidados de seis países – Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru; que se inspiram em poemas escritos pelas quatro mulheres indígenas latino americanas Graça Graúna (Brasil), Graciela Huinao (Chile), Irma Pineda (México) e Yenny Muruy Andoque (Colômbia). A trilha sonora original é da artista argentina Sofi Álvarez.

“O espetáculo foi desenvolvido através de um processo de criação totalmente virtual – já que a possibilidade de encontro presencial está interrompida – em que foram investigadas as relações e potências do encontro entre corpo, territorialidade, poesia e a construção de movimentos a partir das investigações da imagem produzida pela câmera e as possibilidades das plataformas digitais”, explica Duna Dias, integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre e uma das idealizadoras do projeto. As apresentações gratuitas, intituladas “Cartografias – Improvisação – encontro – virtualidades”, vão acontecer a partir de amanhã e até o próximo domingo, ao vivo pelo canal do Youtube do grupo.

A criação do espetáculo busca estreitar laços criativos e de afeto com o desafio de promover formas de conexão e criação artística à distância. Transformando o distanciamento em possibilidade de potência criativa, política e sensível, transpondo as fronteiras geográficas e investigando novas formas de presença e territorialidades.

A cada encontro, artistas mineiros trabalharão com diferentes artistas convidados em uma experiência de improvisação construída a partir das noções de territorialidades e de suas relações com os poemas escolhidos.

Amanhã, às 20 horas, se apresentam os artistas Dani Yara Cantillo (Colômbia), Francisco Reyes (México), Laura Silva (Colômbia) e Socorro Dias (Brasil). A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/ObVrSYPLI0Y.

No sábado, ocorrem duas apresentações. Às 15 horas, participam Astergio Pinto (Colômbia), David Suárez (Colômbia), Diana Ruth Zamorra (México), Duna Dias (Brasil), Úrsula Cazorla (Peru).

A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/YY1l4eMHBig. E às 20 horas, participam os artistas José Vázquez (México), Fito Guevara (Costa Rica), Leonardo Augusto (Brasil), Vanesa Garcia (Colômbia). A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/n_h0Iqx-fo8.

E no domingo, às 15 horas, o encerramento acontece com a apresentação dos artistas Emílio Iturbe-Kennedy (México), Heloisa Rodrigues (Brasil), José Carmona (México) e Sebastián Zárate (Colômbia). A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/G2cV7QvMqSE.

“Cartografias” é um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Edital 18/2020 – Edital de seleção de propostas de pesquisa e criação para espetáculos de dança.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas