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Mercado Central de Belo Horizonte vai ganhar um Guia Virtual

O tour virtual e todas as informações sobre o projeto podem ser acessados de forma remota ou presencial
Mercado Central de Belo Horizonte vai ganhar um Guia Virtual
A iniciativa do guia é uma parceria entre a Belotur e o Sebrae Minas. Foto: Qu4rto Studio/Divulgação Belotur

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lança o Guia Virtual do Mercado Central, projeto dedicado à valorização da gastronomia local. A iniciativa também visa estreitar a conexão dos visitantes com o icônico centro de compras e espaço de lazer da Capital, oferecendo uma imersão na rica história das pessoas e dos produtos que moldaram essa trajetória de sucesso.

Além disso, a ação, que é uma parceria entre a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), pretende dar destaque aos negócios locais, gerando novas oportunidades de emprego e renda.

De acordo com a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, este projeto, que celebra os cinco anos em que Belo Horizonte foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, visa conectar os visitantes ao Mercado Central a seus corredores vibrantes, aos produtos locais e, acima de tudo, às pessoas que dão vida a essa economia criativa.

“Este guia virtual e imersivo apresenta novas perspectivas, tendências e maneiras de vivenciar um dos nossos principais atrativos turísticos, valorizando este ponto de encontro especial para mineiros e turistas de todo o mundo, celebrando a rica cultura e a gastronomia de Minas Gerais”, destaca.

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Por meio de uma plataforma multissensorial, os turistas e moradores de BH poderão explorar um universo gastronômico vasto e diversificado do Mercado Central de Belo Horizonte. O guia reunirá conteúdos em variados formatos e suportes, como textos, áudios e vídeos, proporcionando uma experiência inovadora e envolvente.

Os visitantes do Mercado Central poderão acessar esses recursos diretamente no local, por meio de leitura de QR codes, disponíveis nas lojas e em pontos estratégicos do mercado ou de forma remota, pelo link no portal de Belo Horizonte.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, reforça que o Mercado Central de Belo Horizonte é um patrimônio cultural e econômico da cidade, onde as tradições mineiras e a diversidade do comércio local se encontram e conectam gerações.

“O mercado, que completou 95 anos em setembro, é o ambiente ideal para o turista conectar cores, sabores e aromas da culinária mineira. Nosso propósito é oferecer aos turistas e demais frequentadores uma experiência turística imersiva no local, proporcionando uma viagem por meio de seus saberes e histórias”, avalia.

A plataforma terá cinco caminhos temáticos

  • doces,
  • comidas,
  • queijos,
  • bebidas
  • e ingredientes/panelas.

Estes itens vão abranger um total de 31 estabelecimentos do centro de compras.

Fundado em 1929, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos atrativos turísticos mais visitados da Capital mineira, conta com mais de 400 lojas e um fluxo diário de visitantes de cerca de 30 mil pessoas.

Guia virtual do Mercado Central é parte do projeto Territórios e Redes Criativas

O lançamento do Guia Virtual do Mercado Central faz parte do projeto ‘Territórios e Redes Criativas’, criado em dezembro de 2019, com o intuito de lançar um novo olhar sobre algumas regiões de Belo Horizonte, mostrando aos moradores e visitantes todo o potencial dessas localidades.

Em sua primeira etapa, desenvolvida em 2020, a programação teve como foco a região da Lagoinha e ofertou oficinas, cursos gratuitos e mentorias para negócios do setor de gastronomia que valorizavam a identidade do bairro e seu entorno.

Em 2021, o projeto foi implementado no território da Pampulha, que também conta com um guia virtual, disponível no Portal Belo Horizonte.

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