Variedades

Hospital Evangélico de Belo Horizonte recebe espaço de leitura com 1,2 mil obras para pacientes e acompanhantes

Iniciativa leva mais de 1,2 mil livros e dispositivos de leitura digital às unidades de nefrologia, promovendo bem-estar e lazer para pacientes em tratamento de hemodiálise
Hospital Evangélico de Belo Horizonte recebe espaço de leitura com 1,2 mil obras para pacientes e acompanhantes
Crédito: Divulgação HE

A unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE), localizada na avenida do Contorno, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da Capital, acaba de ganhar um espaço de leitura para os pacientes em hemodiálise e seus acompanhantes.

O chamado projeto Caixa Estante já é o terceiro ponto de distribuição de livros criado em parceria entre o HE e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), para promover o acesso à leitura. A iniciativa também conta com o patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A Caixa Estante, desenvolvida pela Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, oferece um acervo com mais de 1,2 mil títulos de romances, contos e poesias. O objetivo é ampliar o alcance da Biblioteca Pública do Estado, que tem sede na Praça da Liberdade, e tornar a leitura mais acessível a pacientes e acompanhantes.

Além da unidade da avenida Contorno, o HE possui outros três centros de nefrologia em BH e região metropolitana (RMBH), com unidades em Venda Nova e Contagem, onde o serviço de leitura foi implementado neste ano, e Betim.

Hospital Evangélico atende mais de 3,5 mil pacientes

O Hospital Evangélico é o maior prestador de serviços de nefrologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, atendendo mais de 3,5 mil pacientes, 98% deles oriundos do SUS.

Somente na unidade do Contorno, onde o projeto está sendo implementado, são 473 pacientes de Belo Horizonte e de mais 20 cidades da RMBH

Para engajar esse público, a iniciativa também promove atividades culturais, como apresentações artísticas.

No primeiro dia de funcionamento da Caixa Estante, o acervo ainda será ampliado com a doação do livro “Diálise de Vida”, de Sandro Aloísio Matilde, ex-paciente de hemodiálise que relata sua jornada até o transplante.

Além dos livros físicos, o espaço será equipado com cinco e-readers (Kindles) e cinco aparelhos de MP3 destinados a pacientes com baixa visão. Para garantir segurança e conforto, os móveis foram projetados de acordo com as exigências de higiene de um ambiente hospitalar.

espaço leitura no hospital
Crédito: Divulgação HE

O gerente do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada da Biblioteca Pública de Minas Gerais, Gildete Veloso, destacou o impacto positivo da leitura no ambiente hospitalar.

“Queremos que o hábito da leitura ajude a tornar o ambiente mais leve e propício à recuperação, além de proporcionar crescimento pessoal para os pacientes e seus acompanhantes, que passam longos períodos em tratamento de hemodiálise”, diz.

O presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG), entidade responsável pelo HE, Euler Borja, também celebrou a parceria.

“É uma honra inaugurar nosso terceiro espaço de leitura, oferecendo não só cuidados médicos, mas também uma oportunidade de lazer e aprendizado para nossos pacientes.”

Borja acrescentou que, através da leitura, tanto os pacientes quanto seus acompanhantes poderão desfrutar de momentos de entretenimento durante as três sessões semanais de hemodiálise. “Esperamos que eles retornem para casa com novas ideias e inspiração”, conclui.

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas