Variedades

Igreja Matriz de Ouro Branco é reaberta após revitalização

Monumento construído no estilo barroco esteve fechado desde 2021 para renovações no espaço
Igreja Matriz de Ouro Branco é reaberta após revitalização
Foto: Reprodução Instagram @prefeituraourobranco

A Igreja Matriz de Santo Antônio, construída no século XVIII e localizada em Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais, abriu as portas novamente para o público na última segunda-feira (7), após um período de revitalização iniciado em maio de 2021.

A restauração foi intermediada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da iniciativa de incentivo a projetos socioambientais “Semente”, e da entidade Joaquim Artes e Ofícios, responsável pelo trabalho de edificação do marco histórico.

Leia também: Iphan destina R$ 217 mi para restauro de igrejas centenárias e museus em MG

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou a importância do papel do MPMG na recuperação de recursos para a comunidade por meio de medidas compensatórias.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Os recursos preveem reparações e pagamento de multas indenizatórias. Esses valores de são revertidos para a própria comunidade. Então é dinheiro do povo voltando para o povo”, explicou.

Igreja Matriz Ouro Branco revitalização
Reinauguração teve a presença do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, do arcebispo de Mariana, Dom José Airton dos Santos e outros | Foto: Divulgação MPMG

Pontos importantes do monumento construído no estilo barroco como o telhado, o oratório, o arco-cruzeiro e os pisos, foram renovados durante o período em que a igreja ficou fechada. Além das restaurações, um sistema de segurança tecnológico foi implementado.

Segundo o arcebispo de Mariana, Dom José Airton dos Santos, as obras de restauração mostram a relevância de parcerias que contribuem para colocar a revitalização em prática, além da participação da população.

“Toda vez que temos a restauração de um patrimônio histórico desta natureza, muitas pessoas se envolvem para colaborar. E isso envolve um tipo de participação popular. A igreja tem a cara do povo daqui. E o povo tem a cara dessa igreja aqui”, salientou.

(Com informações do MPMG).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas