Escola de Ofícios de Mariana tem inscrições abertas para cursos gratuitos

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, uma das principais iniciativas de promoção do patrimônio cultural da região dos Inconfidentes, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos do primeiro semestre de 2025. Desde 2019, a instituição tem se dedicado ao ensino de técnicas construtivas tradicionais.
Neste semestre, a escola oferece a oportunidade de aprendizado em áreas essenciais para a promoção da cultura e a salvaguarda do patrimônio de Mariana e região. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (13) pelo site oficial da escola. As aulas começam no dia 11 de março, com término previsto para 3 de julho. Os cursos oferecidos neste semestre são: Alvenaria – técnicas tradicionais de bioconstrução, Carpintaria, Forjaria, Cantaria e Pintura.
“Oriará” chega a Congonhas
O Memorial Vale Itinerante leva a Congonhas a exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento”, com obras de artistas negros e indígenas de diversas regiões de Minas Gerais. A mostra, que já passou por Belo Horizonte, segue para outras cidades mineiras ao longo de 2025. A exposição estará em Congonhas, na Praça Antônio Borges de Souza, Bairro Praia, de 14 a 27 de fevereiro, com atividades culturais e educativas.

A mostra estará montada em uma carreta de 15 metros de comprimento, adaptada para a exposição. “Oriará” convida o público a refletir sobre temas como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver, através de obras de arte contemporânea que abordam as heranças culturais indígenas e afro-brasileiras.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Capacitação tecnológica para mulheres
Com realização do Ministério da Cultura, o Instituto São Paulo de Arte e Cultura abre novas inscrições para o projeto “Elas na Rede”, voltado para mulheres de Belo Horizonte com mais de 16 anos interessadas em se qualificar na área tecnológica.
Com o patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães, mantido pelo Grupo BMG, a iniciativa visa promover a inclusão social e econômica. As aulas serão no bairro de Santa Efigênia, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30, e das 18h às 20h30 para a turma intermediária. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de fevereiro pelo site.
Ouça a rádio de Minas