Instituto Ramacrisma vai ter Escola de Mecânica de Motocicleta com recursos do Japão

O Instituto Ramacrisna acaba de fechar mais uma parceria valiosa. O governo do Japão vai doar recursos para a construção de uma Escola de Mecânica de Motocicletas em sua sede, localizada em Betim. A assinatura do contrato será na próxima sexta-feira (1º), às 14h30, no Expominas, durante a abertura do 11º Festival do Japão em Minas, com a presença do cônsul honorário do Japão em Belo Horizonte, Wilson Brumer, e o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe.
A parceria com o governo do Japão vem de longa data. Em 2007, o Ramacrisna recebeu apoio para construção da escola de mecânica de automóveis e, em 2017, o apoio veio para construção do prédio que atualmente sedia o projeto Adolescente Aprendiz e o curso de Robótica Industrial. A Yamaha Brasil também aderiu ao projeto e vai doar motocicletas e as ferramentas necessárias para uso dos alunos durante as aulas, além de oferecer treinamento aos professores e instalar um box da Yamaha dentro da Escola de Mecânica de Motocicletas. As aulas devem começar neste ano, após a construção do prédio.
A Orquestra Filarmônica Ramacrisna participará da cerimônia de assinatura, executando o Hino do Japão, seguido pelo Hino Nacional do Brasil.
SKEMA receberá empresários
No dia 25 de março, desembarcarão em Belo Horizonte empresários de sete países, que são participantes do Global Executive MBA da Faculdade SKEMA Business School. Eles passarão uma semana no Brasil, como parte do período de imersão do programa. Essa experiência se repete em outros três diferentes campi da instituição – Paris, na França, Raleigh, nos Estados Unidos, e Suzhou, na China – e é uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado.
O foco da qualificação é a formação de lideranças capazes de atuar nas permanentes transformações mundiais através de ações locais e globais. A proposta da visita dos empresários e participantes do Gemba 2024 é aprender a partir da experiência de empresas sediadas em Minas Gerais a atuar em sintonia com o imperativo da transformação diante, principalmente, de especificidades locais e de uma perspectiva sustentável. Além disso, esse contato irá estimular a troca de conhecimento por meio de aulas, palestras e contato direto com os líderes de empresas do setor de mineração na capital mineira.
“Estudos de Cinema”
Sempre em busca de novos projetos e iniciativas capazes de complementar a programação e fortalecer a sua identidade de espaço público aberto a todos os processos que envolvem a Sétima Arte, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, inaugura no dia 1º de março uma parceria com o canal “De filme em filme”, criado em 2021 e idealizado pelo professor de cinema e curador do programa, José Ricardo Miranda Jr.
Com programação já definida até o começo do segundo semestre, o projeto “Estudos de Cinema” irá apresentar todo mês um ciclo composto pela exibição de filmes e realização de palestras e debates em torno de um determinado eixo curatorial. Para inaugurar a iniciativa, o tema escolhido foi “Elas na terra desolada: a mulher no faroeste”.
Ao longo de todas as sextas-feiras de março, serão exibidos, sempre no período da tarde, oito filmes centrados na figura feminina e inseridos neste gênero tão historicamente marcado pelo protagonismo dos homens. No fim do ciclo, no dia 29 de março, após a exibição de “Dívida de Honra”, haverá uma palestra, seguida de debate, ministrada pelo curador do projeto. Os ingressos para toda a programação do projeto “Estudos de Cinema” são gratuitos e deverão ser retirados na bilheteria do Cine Humberto uma hora antes de cada exibição.
Sessão CineMaterna
O Boulevard Shopping exibe hoje o filme “Madame Teia”, às 14h, pelo projeto CineMaterna. Trata-se de sessões especiais para mamães com bebês até 18 meses, reunindo o público em um ambiente tranquilo e acolhedor. O mall disponibiliza dez cortesias para a sessão, que são distribuídas por ordem de chegada meia hora antes do início do filme.
Nas sessões CineMaterna, a iluminação e o ar condicionado são ajustados de forma suave e confortável para os bebês. Além disso, o áudio é mais baixo e a sala de cinema é equipada com várias utilidades, como trocadores, fraldas, pomadas, lenços umedecidos e tapetes para brincar. A socialização, entre mulheres que passam pelas mesmas situações, com filhos da mesma faixa etária, também é uma parte importante do projeto.
Criado em 2008 e presente em mais de 20 cidades brasileiras, o CineMaterna garante às mães de recém-nascidos uma opção de entretenimento amigável e aconchegante. Os filmes exibidos pelo projeto são escolhidos pelas próprias mães, por meio de enquetes semanais no site oficial, onde fica a programação.
Ouça a rádio de Minas