Jards Macalé presta uma homenagem a Hélio Oiticica
O Instituto Inhotim reserva mais uma atração comemorando a reabertura à visitação neste mês. No próximo sábado, às 11 horas, entra no ar o show “Besta Fera”, do músico, cantor e compositor Jards Macalé que, com repertório afetivo, mostra que não para de inovar.
Exibida no YouTube e Facebook do Instituto Inhotim, a apresentação foi gravada na obra Magic Square #5, de Hélio Oiticica (1937-1980), que foi restaurada e entregue novamente à experiência dos visitantes no último dia 7. Oiticica é homenageado mais uma vez pelo Inhotim, ao ser tema da programação virtual de reabertura, e por Macalé, grande amigo do artista. Juntos, eles foram dois grandes expoentes do movimento tropicalista brasileiro, na década de 60, com (Oiticica nas artes plásticas e Macalé na música popular brasileira (MPB).
O disco “Besta Fera” foi recebido com sucesso e reconhecimento da crítica especializada e indicado ao Grammy Latino 2019 como “Melhor Álbum de MPB”. Para o show do Inhotim, Macalé e seu trio de músicos apresentam composições do disco e clássicos da carreira do artista.
Macalé também incluiu no repertório algumas das músicas preferidas de Oiticica – e fez questão de gravar essa parte da apresentação literalmente dentro do Magic Square, em formato voz e violão. “Encontrei em meus guardados um texto do Hélio escrito numa noite do ano de 1970. Eu tocava violão junto com um gaitista americano e Hélio trabalhava em seus desenhos enquanto me pedia algumas músicas. Parte desses ‘achados’ estará na apresentação”, conta o compositor.
O documentário “Hélio Oiticica”,de César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio, fica na página do Inhotim no YouTube somente até o próximo . No dia 5 de dezembro, será a vez do episódio “Restauro do Magic Square”, da série “Bastidores”.
O vídeo acompanha todas as etapas de restauro da icônica obra de Hélio Oiticica e traz também os depoimentos da equipe técnica do projeto.
Ouça a rádio de Minas