Variedades

Jogo multimídia estimula novos hábitos de leitura

Jogo multimídia estimula novos hábitos de leitura
Crédito: Divulgação

De um lado, um jogo multimídia desafia os leitores-participantes a criarem novos desfechos para o clássico “1984”, de George Orwell. Do outro, uma plataforma digital para brincar e aprender a programação criativa enquanto cria suas próprias funfics. São provocações dos dois novos dispositivos literários que chegam à Biblioteca Pública Estadual, no próximo sábado e foram criados por artistas e desenvolvedores em residência criativa do programa Bibliohack Lab (BHL), durante a pandemia da Covid-19.

Em meio às transformações digitais, a tecnologia ressignifica os hábitos das leitoras e leitores do século XXI. Esse é o ponto de partida do programa BiblioHack LAB (BHL), que traz para Belo Horizonte um novo dispositivo portátil e interativo de leitura. O Omec, uma maleta que convida a pessoa a jogar coletivamente a história do livro 1984, de George Orwell, e que leva o leitor a navegar por outros conteúdos e a explorar a atemporalidade da obra, permanecerá por quatro semanas na Biblioteca Pública Estadual para uso e teste pelo público, seguindo em itinerância pelas bibliotecas públicas do estado para ações formativas.

Explorando elementos do hiperlink, a maleta-jogo possibilita a pessoa, no lugar de fazer a leitura do livro proposto, jogar em grupo a história proposta, explorando e vivenciando mais amplamente aquele universo. A partir de perguntas provocadoras sobre temas como distopias e manipulação da verdade, o leitor/participante é convidado a interagir com sensores e botões que o levam a uma jornada na qual suas escolhas podem conduzi-lo a diferentes finais.

O dispositivo integra o BiblioHack LAB, programa de inovação em leituras, livros e bibliotecas da organização social Casa da Árvore – uma das organizações pioneiras no desenvolvimento de inovação em práticas de leituras a partir da cultura digital, e foi criado com o objetivo de provocar uma experiência de interação com a literatura que fosse capaz gerar nas pessoas uma reflexão sobre quais habilidades e competências que ainda precisam ser desenvolvidas no âmbito da leitura e do aprendizado do futuro. “Os dispositivos inventados no BiblioHack nasceram com o objetivo de provocar uma experiência de interação com a literatura que fosse capaz de gerar em nós uma reflexão sobre quais habilidades e competências precisamos desenvolver para compreender e participar do mundo no século XXI”, explica Aluísio Cavalcante, designer de inovação da Casa da Árvore e coordenador geral do BHL. Para ele, “as bibliotecas podem ser o coração da inovação nas práticas de mediação de leitura e formação de leitores, onde a arte tecnológica, o letramento para as mídias, a expressão artística e a participação social se unem para formação do leitor-cidadão”.

A residência criativa on-line do BiblioHack LAB integrou artistas, educadores, pesquisadores e desenvolvedores, que participaram de um processo seletivo e receberam auxílio técnico e financeiro. O projeto recebeu 12 propostas de dispositivos móveis interativos de literatura de diferentes regiões do Brasil, e todos foram avaliados pela equipe de residência, sendo dois aprovados: o Omec e o FunFic: um espaço inventivo, que traz narrativas ficcionais escritas por fãs, descontruídas da história original, e que na medida em que a história é construída, se tem a materialização de um lado e o código do outro: o caminho que o computador chegou para criar a imagem. “O funfic é um dispositivo web, em que a pessoa cria a história, e esse uso da escrita literária alimenta a escrita criativa de códigos e vice-versa”, explica Cavalcante.

Campanha – O Omec foi criado com tecnologias abertas e de baixo custo, possibilitando ser replicado em outros contextos e a partir de outras provocações que façam sentido para quem estiver criando. A ferramenta terá o seu projeto técnico publicado em um ebook, ainda em setembro, para estimular a criação de novos dispositivos interativos de leitura com base na sua proposta. 

O FunFic foi incorporado como dispositivo de leitura-autoria no site da Biblioteca Mário de Andrade (SP) e no site do www.bibliolab.com.br para acesso livre já disponível. Além disso, o BiblioHack LAB irá empreender uma campanha para que outras bibliotecas incorporem o FunFic em seus sites. Os dois dispositivos contam com recursos visuais, sonoros e sensoriais, permitindo uma experiência mais inclusiva e acessível

Para o coordenador da residência criativa e mentor dos projetos, Ricardo Palmiere, os dispositivos desenvolvidos pelo BHL deixarão uma contribuição para além das experiências que os leitores e os leitores poderão vivenciar na Biblioteca Pública Estadual. “Todo o processo, desde as pesquisas, a concepção até o desenvolvimento do protótipo, foi documentado e os projetos serão publicados sob licenças livres e disponibilizados em plataformas abertas para que possam ser remixados e reconstruídos em outras bibliotecas ou espaços com interesse neste tipo de tecnologia”, destaca Palmiere.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas