Variedades

Laboratório Fablab Ramacrisna abre as portas para uso gratuito à comunidade

O espaço também oferece cursos gratuitos e demais atividades voltadas para a inovação
Laboratório Fablab Ramacrisna abre as portas para uso gratuito à comunidade
Foto: Antenados Produtora

O laboratório Fablab Ramacrisna, em Betim, na Grande BH, abre as portas para a experimentação de projetos tecnológicos e inovadores desenvolvidos pela comunidade local. O espaço, de 500 metros quadrados (m²), conta com equipamentos de última geração como impressoras 3D, CNC Router, CNC Laser, plotter de impressão e kits de robótica e Arduino.

O objetivo é promover a inovação e a invenção, estimular o empreendedorismo local e democratizar o acesso às ferramentas de fabricação, digitalizar a fabricação e desenvolver a próxima geração de manufatura e fabricação pessoal.

O professor Alan Alves Diniz foi o primeiro a utilizar o espaço neste novo formato. Apaixonado por impressão 3D desde que realizou um curso no Ramacrisna, ele agora aproveita a abertura do laboratório à comunidade para colocar seus projetos em prática.

“Quando fiz o curso de impressão 3D no Ramacrisna, descobri um mundo novo e cheio de possibilidades. Me apaixonei pela tecnologia e pelo que ela pode proporcionar. Ter acesso a esse laboratório é sensacional. O Fablab é um lugar onde nossas ideias podem ganhar forma, isso é muito bacana. Poder usar esse espaço para desenvolver meus projetos e, ao mesmo tempo, continuar aprendendo, é uma oportunidade transformadora”, relata.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O laboratório do Instituto Ramacrisna oferece formação gratuita e de qualidade nas áreas de Robótica Educacional, Impressão 3D, AutoCAD, Desenvolvimento de sites e aplicativos, dentre outros. O Fablab também realiza oficinas para crianças e cursos exclusivos para meninas por meio do programa Meninas em Rede.

Certificação do Fablab Ramacrisna

A novidade veio graças à certificação recebida este mês pelo laboratório, que agora passa a ser reconhecido internacionalmente pela rede mundial de FabLabs, um programa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que conecta laboratórios de fabricação digital em todo o mundo.

A rede é composta por uma comunidade de pessoas que compartilham conhecimento, ferramentas e processos. A certificação coloca o Ramacrisna entre os dez Fablabs mineiros e os 186 do Brasil, consolidando-o como referência em inovação, tecnologia e inclusão social.

O processo de certificação do projeto exigiu o cumprimento de uma série de critérios técnicos e estruturais, como a aquisição de equipamentos específicos, adequação do espaço e também a sua abertura ao público. Agora, todas as quartas-feiras passam a ser destinadas ao uso comunitário do espaço.

O coordenador do Fablab, Guilherme Nascimento, explica que o atendimento às quartas-feiras é uma forma de democratizar o acesso à tecnologia. “A pessoa interessada só precisa entrar em contato, verificar a disponibilidade das máquinas e agendar o horário. Assim, ela pode usar o equipamento para realizar seu projeto pessoal”, diz.

Aluna do laboratório Fablab Ramacrisna.
Foto: Antenados Produtora

Para agendar é simples, basta reservar o horário antecipadamente via e-mail. Quem se interessar pode encaminhar a solicitação de uso para o e-mail [email protected] e verificar os horários disponíveis. Lembrando que nós disponibilizamos o espaço e maquinário, já o material é de responsabilidade do próprio usuário”, explica.

Agora oficialmente presente no site da rede, o laboratório FabLab Ramacrisna se posiciona como um centro de referência em fabricação digital e educação tecnológica em Minas Gerais e no Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas