Leonardo encerra Cidade Junina

Após cinco finais de semana com muita festa, a temporada de 2024 da Cidade Junina já prepara a sua despedida. Neste sábado (13), a partir das 18h, a Festança toma conta do Mirante Beagá (rua Gabriela de Melo, 460, Olhos D’água) embalada pelo show do sertanejo Leonardo, além de atrações gastronômicas, roda-gigante e cenografias instagramáveis.
Os últimos ingressos estão à venda por meio do seguinte link.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Ópera “Devoção” tem pré-estreia em Congonhas
Uma programação gratuita promete encher os olhos de quem for à histórica Congonhas neste sábado (13). Abrindo a temporada de óperas da Fundação Clóvis Salgado – FCS/Palácio das Artes, será apresentada na cidade “Devoção”, com os principais ingredientes do famoso filme “O Pagador de Promessas”: humanidade, fé, promessa, milagre e, claro, devoção. Com a grande diferença de a trama se passar em um cenário real, original e ao ar livre, a cidade recebe, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, a pré-estreia de “Devoção” com acesso gratuito.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

O enredo da ópera acompanha o imigrante português Feliciano Mendes e sua saga durante a corrida do ouro em Minas Gerais. Movido por sua devoção e como pagamento de uma promessa que lhe devolveu a saúde, ele constrói uma igreja em Congonhas, que viria a ser justamente o Santuário Bom Jesus de Matosinhos.
As récitas em Belo Horizonte serão realizadas nos dias 19, 20, 22 e 23 de julho, às 20 horas, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e os ingressos já estão à venda. A ópera “Devoção” é a primeira entrega do “Projeto Profecia”, que norteia as ações da FCS no segundo semestre de 2024 e inclui uma programação ainda maior: o “Arraial da Liberdade”, a ópera “Nabucco”, a exposição “A valorização e o resgate de nossa cultura”, de Yara Tupynambá, o desfile “Moda no Jardim Sensorial”, e o fechamento do ano, com o “Natal da Mineiridade”.
“Devoção” tem direção musical e regência da maestra Ligia Amadio e concepção e direção cênica de Ronaldo Zero. O projeto conta com os corpos artísticos da FCS, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais, a Cia. de Dança Palácio das Artes, e a participação especial do Coral Cidade dos Profetas.
O coral, um dos principais grupos em atividade a divulgar a música colonial mineira, se apresentará pela primeira vez ao lado dos três corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado. O coro da cidade é formado por 35 integrantes, entre homens e mulheres dos 12 aos 92 anos.
Concerto didático da Orquestra Sesiminas
Um ótimo concerto gratuito e que ainda dá tempo de se programar. A Orquestra Sesiminas realiza nesta terça-feira (9), um concerto didático. É uma apresentação diferente com explicações do maestro Felipe Magalhães sobre estrutura da orquestra, função de cada músico, características de cada instrumento e a história de cada música a ser apresentada.

Com um repertório leve e acessível para todas as idades, é uma oportunidade para quem quer conhecer mais sobre o universo da música. A apresentação gratuita é às 14 horas, no Teatro Sesiminas, que fica na rua Padre Marinho, 60, no bairro Santa Efigênia. Depois desse mês de julho, os concertos didáticos da Orquestra Sesiminas estão programados para os próximos meses de agosto e novembro.
César Menotti e Fabiano
Aclamada e admirada no Brasil, a dupla César Menotti & Fabiano, que reside na Capital desde a adolescência, mas nenhum dos dois nasceu em MG, passa a ser considerada belo-horizontina. É que nesta terça-feira (9), eles vão receber o título de cidadãos honorários de Belo Horizonte.
Por indicação do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (MDB), os dois irmãos, que completam 20 anos de carreira em 2024, vão receber a homenagem no plenário Amynthas de Barros, na Câmara Municipal (CMBH), às 19h30. A participação é aberta ao público, por meio de inscrição gratuita na plataforma Sympla.
Os dois cantores viveram em Ponte Nova, na Zona da Mata, até se mudarem para BH. A terra natal de César é Itapira (SP) e de Fabiano, Califórnia (PR). Mas foi a Capital que eles escolheram para viver com suas famílias e onde iniciaram a trajetória musical.
Ouça a rádio de Minas