Mia Couto aborda obra de Saramago

O “Letra em Cena” on-line abre sua temporada 2021, na próxima terça-feira, às 20 horas,Erro! A referência de hiperlink não é válida., tendo como homenageado o escritor português José Saramago (1922-2010), vencedor dos prêmios Nobel (1998) e Camões (1995).
O convidado para analisar o legado do aclamado autor português é o moçambicano Mia Couto, um dos nomes mais importantes da literatura mundial da atualidade, que será entrevistado pelo jornalista José Eduardo Gonçalves, curador do programa literário do Minas Tênis Clube.
Na conversa, serão abordadas as características da obra de Saramago, que é considerado como um dos responsáveis pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. A leitura de trechos de livros do autor será feita pelo ator mineiro Odilon Esteves.
José Eduardo Gonçalves destaca a universalidade da obra do escritor lusitano. “José Saramago soube, de certa forma, renovar a língua, e seu texto apresenta forte conotação política, intensa postura crítica diante do mundo, aliada a um experimentalismo formal bastante radical. Ele fala do homem comum, trata de Deus, de fé, de responsabilidade moral e de sofrimento humano”, afirma o jornalista.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O palestrante convidado, o escritor Mia Couto, recebeu, em 2013, o Prêmio Camões, o mais importante reconhecimento da literatura de língua portuguesa, e tem mais de 30 livros publicados. “Mia Couto é um escritor importante no mundo todo. Ele é biólogo e tem frequentado fóruns internacionais falando sobre as questões ecológicas que afligem o mundo e o papel da literatura nisso tudo”, destaca o curador do Letra em Cena, José Eduardo Gonçalves.
Desde 2016, o programa literário do Minas Tênis Clube, “Letra em cena. Como ler…”, oferece ao público a oportunidade de conhecer a obra de grandes nomes da literatura de língua portuguesa, em palestras/entrevistas gratuitas, com convidados de renome no meio literário.
Antes da pandemia, o evento era realizado no café do Centro Cultural Unimed-BH Minas. A partir de 2020, devido às medidas de prevenção da disseminação do novo coronavírus, a programação migrou para a internet, sendo transmitida pelo canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube.
Ainda neste primeiro semestre, o “Letra em Cena” on-line terá outras três sessões: em abril, João Ubaldo Ribeiro, sob o olhar do cineasta Cacá Diegues; em maio, Caio Fernando Abreu por Martha Medeiros; e em junho, Jorge Amado por Itamar Vieira Júnior.
Ouça a rádio de Minas