Minas Gerais ganha novas rotas turísticas

O governo de Minas lançou novas rotas turísticas, ampliando a oferta de experiências e a integração de territórios no Estado. Elas foram estruturadas em parceria com Sebrae Minas, Codemge e diversos parceiros regionais e municipais e estão alinhadas à promoção dos destinos mineiros e à política de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento. Foi durante a segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. O encerramento foi na sexta-feira (25).
A Rota Caparaó Mineiro convida os visitantes a explorarem os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, onde paisagens de montanhas imponentes e cachoeiras encantadoras revelam um destino de contemplação e natureza exuberante.
A Rota Vulcânica, por sua vez, percorre Poços de Caldas, Caldas e Andradas, no sul da Mantiqueira de Minas, território de origem vulcânica com forte tradição em turismo de saúde, enoturismo e experiências termais. Já a Rota Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço conecta 11 municípios em um percurso que une parques naturais, serras, cidades históricas e vales entre Lagoa Santa e Diamantina.
“Os lançamentos que fizemos na MTM 2025 representam um novo capítulo para o turismo em Minas Gerais. Estamos conectando territórios, fortalecendo experiências autênticas e mostrando ao Brasil e ao mundo que Minas é múltipla, diversa e preparada para receber com excelência. É o turismo como motor de desenvolvimento e identidade”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
A participação do governo de Minas na MTM 2025 foi marcada por quatro estandes temáticos – Cordilheira do Espinhaço, Mantiqueira de Minas, Cozinha Mineira e Turismo da Fé – que apresentaram ao público nacional as riquezas culturais, históricas e gastronômicas do Estado. Outra atração foi a campanha “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”, lançada em parceria com a Prefeitura Municipal. A proposta reforça a vocação turística, mística e cultural da cidade do Sul de Minas, com foco na promoção nacional e internacional do destino.
Passaporte da Esperança
No campo do turismo religioso, o estande inédito Turismo da Fé foi palco do lançamento do Passaporte da Esperança, idealizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte em preparação para o Jubileu de 2025. O projeto convida os visitantes a percorrerem 19 Igrejas Jubilares da capital mineira em uma jornada de fé, espiritualidade e valorização do patrimônio cultural.
“O turismo religioso em Minas Gerais é expressão viva da fé do nosso povo e uma ponte que une espiritualidade, cultura e desenvolvimento para nossas comunidades”, afirmou o Padre Wagner Calegário, Reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.
Capitólio também teve destaque na programação com o lançamento da terceira edição do Salão Náutico Capitólio (SNC), que será realizado de 24 a 27 de julho na Marina Escarpas, no Lago de Furnas. O evento é considerado o maior do setor náutico em Minas Gerais e deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios, além de atrair cerca de 10 mil visitantes.
A MTM 2025 reuniu mais de 3.000 profissionais do trade turístico de diversas regiões do País e 4 mil visitantes, que teve ainda capacitações para agentes de viagem, degustações de produtos típicos e apresentações nas Cozinhas Vivas, consolidando Minas Gerais como um dos grandes protagonistas do turismo nacional. A Minas Travel Market foi realizada numa é parceria entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG) e a BBC Eventos.
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