Variedades

Minas Gerais ganha novas rotas turísticas

Lançado se deu na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025
Minas Gerais ganha novas rotas turísticas
Novas rotas turísticas foram apresentadas na MTM 2025 | Crédito: Divulgação Secult-MG

O governo de Minas lançou novas rotas turísticas, ampliando a oferta de experiências e a integração de territórios no Estado. Elas foram estruturadas em parceria com Sebrae Minas, Codemge e diversos parceiros regionais e municipais e estão alinhadas à promoção dos destinos mineiros e à política de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento. Foi durante a segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. O encerramento foi na sexta-feira (25).

A Rota Caparaó Mineiro convida os visitantes a explorarem os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, onde paisagens de montanhas imponentes e cachoeiras encantadoras revelam um destino de contemplação e natureza exuberante.

A Rota Vulcânica, por sua vez, percorre Poços de Caldas, Caldas e Andradas, no sul da Mantiqueira de Minas, território de origem vulcânica com forte tradição em turismo de saúde, enoturismo e experiências termais. Já a Rota Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço conecta 11 municípios em um percurso que une parques naturais, serras, cidades históricas e vales entre Lagoa Santa e Diamantina.

“Os lançamentos que fizemos na MTM 2025 representam um novo capítulo para o turismo em Minas Gerais. Estamos conectando territórios, fortalecendo experiências autênticas e mostrando ao Brasil e ao mundo que Minas é múltipla, diversa e preparada para receber com excelência. É o turismo como motor de desenvolvimento e identidade”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

A participação do governo de Minas na MTM 2025 foi marcada por quatro estandes temáticos – Cordilheira do Espinhaço, Mantiqueira de Minas, Cozinha Mineira e Turismo da Fé – que apresentaram ao público nacional as riquezas culturais, históricas e gastronômicas do Estado. Outra atração foi a campanha “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”, lançada em parceria com a Prefeitura Municipal. A proposta reforça a vocação turística, mística e cultural da cidade do Sul de Minas, com foco na promoção nacional e internacional do destino.

Passaporte da Esperança

No campo do turismo religioso, o estande inédito Turismo da Fé foi palco do lançamento do Passaporte da Esperança, idealizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte em preparação para o Jubileu de 2025. O projeto convida os visitantes a percorrerem 19 Igrejas Jubilares da capital mineira em uma jornada de fé, espiritualidade e valorização do patrimônio cultural.

“O turismo religioso em Minas Gerais é expressão viva da fé do nosso povo e uma ponte que une espiritualidade, cultura e desenvolvimento para nossas comunidades”, afirmou o Padre Wagner Calegário, Reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.

Capitólio também teve destaque na programação com o lançamento da terceira edição do Salão Náutico Capitólio (SNC), que será realizado de 24 a 27 de julho na Marina Escarpas, no Lago de Furnas. O evento é considerado o maior do setor náutico em Minas Gerais e deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios, além de atrair cerca de 10 mil visitantes.

A MTM 2025 reuniu mais de 3.000 profissionais do trade turístico de diversas regiões do País e 4 mil visitantes, que teve ainda capacitações para agentes de viagem, degustações de produtos típicos e apresentações nas Cozinhas Vivas, consolidando Minas Gerais como um dos grandes protagonistas do turismo nacional. A Minas Travel Market foi realizada numa é parceria entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG) e a BBC Eventos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas