Variedades

Minas Gerais leva gastronomia regional a Paris durante as Paralimpíadas

Cerca de 40 mil porções já foram distribuídas em sete dias de campeonato
Minas Gerais leva gastronomia regional a Paris durante as Paralimpíadas
Foto: Secult-MG / Divulgação

Diante do sucesso com o lançamento do programa “Minas Bar” durante as Olimpíadas 2024 em Paris, na França, o governo de Minas Gerais levou a promoção da cozinha mineira também para as Paralimpíadas. O evento teve início no último dia 28 de agosto e termina neste domingo, 8 de setembro.

Segundo o Estado, a iniciativa busca fomentar a mineiridade gastronômica junto à promoção do esporte, do turismo e da cultura do Estado ao público do mundial. Para se ter uma ideia, somente durante as Olimpíadas 2024, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo espaço do governo de Minas na capital francesa ao longo dos 17 dias de competição. 

Com uma estrutura montada dentro da Casa Brasil, espaço preparado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, os visitantes que passam pelo local podem experimentar o famoso feijão tropeiro, além de queijos mineiros, galinhada e outros pratos regionais de Minas.

Toda a ação é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com o projeto Fartura Comidas do Brasil e com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


AdobeStock_417476092
Feijão tropeiro é um dos destaques do “Minas Bar” nas Paralimpíadas | Foto: Site Adobe Stock

Cerca de 10 mil visitantes devem passar pelo bar de Minas Gerais nas Paralimpíadas

A expectativa, segundo o Estado é que aproximadamente 10 mil visitantes devam conhecer o “Minas Bar” durante as Paralimpíadas. E, na cozinha, quem comanda as panelas é o chef Henrique Gilberto, que também apresentará cozinhas show.

“Decidimos fazer cinco aulas para o público brasileiro, estrangeiro e francês. Vou preparar galinhada, tropeiro, baião de dois, canjiquinha com costelinha e pirão de peixe com pimenta de cheiro”, diz.

Até essa terça-feira (3), foram servidas 3 mil porções diárias de pão de queijo, além de pão de queijo com pernil, broas, queijos, goiabada com queijo canastra, tulipinha de frango, torresmo, frango à paçoquinha, mandioca crocante com molho de manteiga de garrafa e milho frito com queijo e manteiga. Todas as distribuições totalizam 40 mil porções.

Além de divulgar Minas Gerais para atrair turistas e investimentos de todo o mundo, o Estado também marca presença em subsídios para a prática esportiva. Serviços como o Bolsa-atleta e Bolsa-técnico, que apoiam financeiramente atletas e técnicos, ajudaram Minas a ter a segunda maior delegação de paratletas nos Jogos 2024.

Entre os 280 brasileiros, 23 representam Minas na competição mundial, gerando a possibilidade de uma “chuva” de medalhas mineiras, segundo o governo do Estado. (Com informações da Agência Minas).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas